Mumtalaket, fundo soberano do Bahrein, comprou o McLaren Group no início deste ano. Assim, a empresa do Oriente Médio tornou-se proprietária da fabricante britânica de supercarros e de sua divisão de corridas. Mas agora, o braço automotivo da McLaren tem outro proprietário.
A CYVN Holdings, sediada em Abu Dhabi, chegou a um acordo não vinculativo para adquirir 100% da McLaren Automotive. Se o negócio for concretizado, será o segundo proprietário da marca em menos de sete meses.
Como parte do novo acordo, a CYVN Holdings também adquiriria uma participação não controladora no McLaren Group, que também inclui a divisão de corridas. As duas empresas "explorarão uma possível parceria" com foco em veículos elétricos.
"Esse investimento transformacional da CYVN Holdings traria acesso a capital adicional, conhecimento avançado em engenharia e tecnologia pioneira, especialmente no campo dos veículos elétricos", disse Mumtalakat em um comunicado.
Michael Leiters, ex-diretor técnico da Ferrari, assumiu o cargo de CEO da McLaren Automotive em 2022 e, desde então, a empresa lançou o esportivo PHEV Artura, o supercarro 750S e o hipercarro W1, o substituto do P1.
Leiters falou sobre as dificuldades da McLaren, observando que a empresa tinha "produtos não maduros" antes de sua chegada. O novo CEO pediu a suspensão das vendas do Artura em 2023, depois que o esportivo teve problemas de qualidade no início.
A empresa continuará a expandir sua oferta sob a nova propriedade. Anteriormente, a McLaren havia sugerido um carro esportivo com tração dianteira e até mesmo um SUV elétrico. Teremos que esperar para ver se algum desses projetos se tornará realidade.
Na verdade, a marca britânica é uma das poucas marcas de luxo que consegue se manter sem um SUV em sua linha, apesar do fato de serem veículos que garantem muito lucro. Veremos se a McLaren acabará caindo no "tsunami dos SUVs" ou se o evitará devido aos seus bons dados econômicos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo hipercarro da McLaren, sucessor do P1 será revelado em outubro
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
McLaren finalmente se renderá à febre dos SUVs e terá mãozinha da BMW
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Novos modelos da McLaren serão fortemente inspirados no icônico F1
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
McLaren é vendida por completo para fundo de investidores do Bahrein