Mumtalaket, fundo soberano do Bahrein, comprou o McLaren Group no início deste ano. Assim, a empresa do Oriente Médio tornou-se proprietária da fabricante britânica de supercarros e de sua divisão de corridas. Mas agora, o braço automotivo da McLaren tem outro proprietário.
A CYVN Holdings, sediada em Abu Dhabi, chegou a um acordo não vinculativo para adquirir 100% da McLaren Automotive. Se o negócio for concretizado, será o segundo proprietário da marca em menos de sete meses.
Como parte do novo acordo, a CYVN Holdings também adquiriria uma participação não controladora no McLaren Group, que também inclui a divisão de corridas. As duas empresas "explorarão uma possível parceria" com foco em veículos elétricos.
"Esse investimento transformacional da CYVN Holdings traria acesso a capital adicional, conhecimento avançado em engenharia e tecnologia pioneira, especialmente no campo dos veículos elétricos", disse Mumtalakat em um comunicado.
Michael Leiters, ex-diretor técnico da Ferrari, assumiu o cargo de CEO da McLaren Automotive em 2022 e, desde então, a empresa lançou o esportivo PHEV Artura, o supercarro 750S e o hipercarro W1, o substituto do P1.
Leiters falou sobre as dificuldades da McLaren, observando que a empresa tinha "produtos não maduros" antes de sua chegada. O novo CEO pediu a suspensão das vendas do Artura em 2023, depois que o esportivo teve problemas de qualidade no início.
A empresa continuará a expandir sua oferta sob a nova propriedade. Anteriormente, a McLaren havia sugerido um carro esportivo com tração dianteira e até mesmo um SUV elétrico. Teremos que esperar para ver se algum desses projetos se tornará realidade.
Na verdade, a marca britânica é uma das poucas marcas de luxo que consegue se manter sem um SUV em sua linha, apesar do fato de serem veículos que garantem muito lucro. Veremos se a McLaren acabará caindo no "tsunami dos SUVs" ou se o evitará devido aos seus bons dados econômicos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo hipercarro da McLaren, sucessor do P1 será revelado em outubro
Essa sucata de Ferrari vale R$ 140 mil
McLaren finalmente se renderá à febre dos SUVs e terá mãozinha da BMW
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Novos modelos da McLaren serão fortemente inspirados no icônico F1
Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina
McLaren é vendida por completo para fundo de investidores do Bahrein