Oficialmente, a McLaren Group tem um novo proprietário. A Bahrain Mumtalakat Holding Company, o fundo soberano do país, assumiu a propriedade total da montadora, aumentando sua participação de 60% para 100%. Há poucos detalhes claros sobre o que isso pode significar para a McLaren Automotive, mas o presidente executivo do grupo, Paul Walsh, disse que a mudança "nos permitirá focar ainda mais no cumprimento de nosso plano de negócios de longo prazo". Isso incluirá o investimento em novos produtos e tecnologias.

É provável que a McLaren Automotive tenha agora o apoio financeiro necessário para financiar o desenvolvimento de futuros modelos e eletrificar sua linha de produtos. A fabricante teve problemas financeiros nos últimos anos, vendendo alguns de seus veículos históricos em 2022 para financiar o supercarro Artura, que estava atrasado. Um ano antes disso, a McLaren vendeu sua sede e sua fábrica de Fórmula 1.

Galeria: McLaren Artura Spider 2025

A empresa conseguiu um novo CEO em 2022 e lançou o 750S em 2023, o sucessor do bem-sucedido 720S. Ela também apresentou uma versão atualizada de seu supercarro no final do ano passado, transformando o GT no GTS.

Há rumores de que a empresa poderia lançar seu novo hipercarro até o final do ano. A McLaren já está ajustando o carro, que supostamente terá um motor V8 híbrido plug-in com mais de 1.000 cv de potência. É esperado que abandonará as portas em forma de diedro em favor das portas tipo asa de gaivota, terá um chassi de fibra de carbono totalmente novo e contará com componentes de suspensão impressos em 3D.

Poucos meses após Michael Leiters assumir o cargo de CEO da McLaren, ele admitiu que os modelos anteriores eram "produtos não maduros". Os novos proprietários devem ajudar a trazer fundos e estabilidade para a empresa enquanto ela trabalha para expandir, adaptar e melhorar a qualidade de seu produto. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com