Veículo mais vendido da Toyota em todo o mundo atualmente, o RAV4 caminha para logo mais passar o bastão para linhagem sucessora. O projeto da nova geração ainda é mantido sob forte segredo, mas tudo indica que já está em fase final de desenvolvimento. Não à toa, a apresentação oficial do novo modelo está programada para acontecer no ano que vem, já como linha 2026.
Detalhes específicos do design ainda são desconhecidos, mas até o lançamento protótipos ganharão as ruas e certamente adiantarão a pegada geral através de flagras. Enquanto isso não acontece, nossos colegas do Motor1.com nos Estados Unidos fazem apostas através de projeções. É o caso da renderização acima, que imagina o RAV4 2026 com elementos inspirados no primo grandalhão Sequoia (versão SUV da picape Tundra).
Novo Toyota RAV4 2026 - Projeção
Em declarações recentes, dirigentes da própria Toyota adiantaram que o próximo RAV4 seguirá a receita do sucesso do modelo atual e, nesse sentido, não apresentará rupturas. “Temos outros segmentos de produtos que são difíceis, mas o cliente falou claramente sobre o que quer com o RAV4: o tamanho, o design, o nível de desempenho, a tecnologia. Vendemos quase 500.000 unidades por ano. Não queremos mexer nessa fórmula", disse Cooper Ericksen, chefe de produto na América do Norte.
Novo Toyota RAV4 2026 - Projeção
O RAV4 já desbancou o Camry e se tornou o principal produto da Toyota nos Estados Unidos. Em 2019 foram 448.071 unidades vendidas e agora em 2024 deverá finalmente superar a barreira simbólica dos 500.000 exemplares. O feito só não foi alcançado ainda por conta da crise dos semicondutores nos últimos anos.
Em termos globais, o desempenho comercial do RAV4 é igualmente surpreendente. Em 2023, o modelo foi o segundo veículo mais vendido do mundo com 1.075.000 de unidades entregues. Perdeu apenas para o Tesla Model Y, que somou 1.223.000 exemplares.
Toyota RAV4 atual
Mecanicamente, tudo indica que próximo RAV4 nascerá unicamente híbrido, seja do tipo convencional ou plug-in. Em alguns mercados, como Brasil, o SUV já é oferecido unicamente em versões eletrificadas, mas na nova geração a oferta de configurações híbridas será globalizada. Dessa forma, variantes movidas apenas a gasolina serão descontinuadas (assim como já aconteceu com o sedã Camry).
Quando chegar ao mercado, o renovado RAV4 2026 continuará brigando diretamente com Honda CR-V, Nissan X-Trail, Chevrolet Equinox e, dependendo da região, modelos chineses como Haval H6.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova geração do Toyota RAV4 mudará pouco para manter receita de sucesso
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Toyota RAV4 completa 30 anos como SUV best-seller; relembre trajetória
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Toyota RAV4 PHEV tem consumo revelado pelo Inmetro antes da estreia