Veículo mais vendido da Toyota em todo o mundo atualmente, o RAV4 caminha para logo mais passar o bastão para linhagem sucessora. O projeto da nova geração ainda é mantido sob forte segredo, mas tudo indica que já está em fase final de desenvolvimento. Não à toa, a apresentação oficial do novo modelo está programada para acontecer no ano que vem, já como linha 2026.
Detalhes específicos do design ainda são desconhecidos, mas até o lançamento protótipos ganharão as ruas e certamente adiantarão a pegada geral através de flagras. Enquanto isso não acontece, nossos colegas do Motor1.com nos Estados Unidos fazem apostas através de projeções. É o caso da renderização acima, que imagina o RAV4 2026 com elementos inspirados no primo grandalhão Sequoia (versão SUV da picape Tundra).
Novo Toyota RAV4 2026 - Projeção
Em declarações recentes, dirigentes da própria Toyota adiantaram que o próximo RAV4 seguirá a receita do sucesso do modelo atual e, nesse sentido, não apresentará rupturas. “Temos outros segmentos de produtos que são difíceis, mas o cliente falou claramente sobre o que quer com o RAV4: o tamanho, o design, o nível de desempenho, a tecnologia. Vendemos quase 500.000 unidades por ano. Não queremos mexer nessa fórmula", disse Cooper Ericksen, chefe de produto na América do Norte.
Novo Toyota RAV4 2026 - Projeção
O RAV4 já desbancou o Camry e se tornou o principal produto da Toyota nos Estados Unidos. Em 2019 foram 448.071 unidades vendidas e agora em 2024 deverá finalmente superar a barreira simbólica dos 500.000 exemplares. O feito só não foi alcançado ainda por conta da crise dos semicondutores nos últimos anos.
Em termos globais, o desempenho comercial do RAV4 é igualmente surpreendente. Em 2023, o modelo foi o segundo veículo mais vendido do mundo com 1.075.000 de unidades entregues. Perdeu apenas para o Tesla Model Y, que somou 1.223.000 exemplares.
Toyota RAV4 atual
Mecanicamente, tudo indica que próximo RAV4 nascerá unicamente híbrido, seja do tipo convencional ou plug-in. Em alguns mercados, como Brasil, o SUV já é oferecido unicamente em versões eletrificadas, mas na nova geração a oferta de configurações híbridas será globalizada. Dessa forma, variantes movidas apenas a gasolina serão descontinuadas (assim como já aconteceu com o sedã Camry).
Quando chegar ao mercado, o renovado RAV4 2026 continuará brigando diretamente com Honda CR-V, Nissan X-Trail, Chevrolet Equinox e, dependendo da região, modelos chineses como Haval H6.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova geração do Toyota RAV4 mudará pouco para manter receita de sucesso
Porsche 911 manual voltará ao Brasil na versão Carrera T 992.2
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Lexus UX300h 2025 faz até 17 km/l e preço caiu; veja como anda
Toyota RAV4 completa 30 anos como SUV best-seller; relembre trajetória
Eletroescola? Projeto de lei prevê aulas de direção com carros elétricos
Toyota RAV4 PHEV tem consumo revelado pelo Inmetro antes da estreia