Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Maior mercado europeu registrou nova retração em setembro
As vendas de veículos novos na Alemanha registraram nova retração em setembro. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no maior mercado do continente europeu, foram comercializadas 208.848 unidades no mês passado, 7% a menos em relação ao mesmo período de 2023. Segundo o Best Selling Cars Blog, o resultado foi quase 15% inferior ao do período pré-pandemia (2019).
O acumulado do ano (2.116.074), que era positivo em 4,3% até julho, agora está negativo em 1%. Líder e vice-líder, Volkswagen (38.914) e Mercedes (18.385) perderam fôlego. Numa briga acirrada pela 3ª posição, a Skoda (17.212) se aproximou da BMW (17.851) graças a uma evolução de quase 35%. Destaque negativo para a Fiat (3.757), que perdeu 40% de seus compradores nos últimos doze meses.
VW ID.4
Marcas mais vendidas na Alemanha
POS. |
MARCA |
SET.2024 |
% MERCADO 2024 |
SET.2023 |
% MERCADO 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
VW |
38.914 |
18,6% |
42.044 |
18,7% |
-7,4% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
18.385 |
8,8% |
21.125 |
9,4% |
-13,0% |
3º |
BMW |
17.851 |
8,5% |
17.720 |
7,9% |
0,7% |
4º |
SKODA |
17.212 |
8,2% |
12.765 |
5,7% |
34,8% |
5º |
AUDI |
14.938 |
7,2% |
17.902 |
8,0% |
-16,6% |
6º |
OPEL |
11.185 |
5,4% |
14.068 |
6,3% |
-20,5% |
7º |
SEAT |
10.852 |
5,2% |
11.522 |
5,1% |
-5,8% |
8º |
FORD |
8.473 |
4,1% |
9.292 |
4,1% |
-8,8% |
9º |
TOYOTA |
7.200 |
3,4% |
5.633 |
2,5% |
27,8% |
10º |
HYUNDAI |
6.433 |
3,1% |
7.127 |
3,2% |
-9,7% |
11º |
PEUGEOT |
5.511 |
2,6% |
5.041 |
2,2% |
9,3% |
12º |
KIA |
5.326 |
2,6% |
5.382 |
2,4% |
-1,0% |
13º |
VOLVO |
4.416 |
2,1% |
3.194 |
1,4% |
38,3% |
14º |
DACIA |
4.088 |
2,0% |
3.933 |
1,8% |
3,9% |
15º |
MINI |
4.079 |
2,0% |
3.517 |
1,6% |
16,0% |
16º |
RENAULT |
3.878 |
1,9% |
5.105 |
2,3% |
-24,0% |
17º |
MAZDA |
3.844 |
1,8% |
4.766 |
2,1% |
-19,3% |
18º |
TESLA |
3.758 |
1,8% |
4.216 |
1,9% |
-10,9% |
19º |
FIAT |
3.757 |
1,8% |
6.269 |
2,8% |
-40,1% |
20º |
CUPRA |
3.198 |
1,5% |
- |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
|
TOTAL |
208.848 |
100,0% |
224.503 |
100,0% |
-7,0% |
|
ACUMULADO |
2.116.074 |
100,0% |
2.138.066 |
100,0% |
-1,0% |
No ranking de modelos, um fato histórico: com nova geração nas lojas, o Tiguan (6.735) liderou pela 1ª vez – de acordo com o BSCB, o VW já havia conquistado a 2ª posição por 39 vezes (inclusive em agosto). Em queda de 28%, o Golf (6.286) assegurou uma dobradinha para a Volks. Em ótimo momento, o Mini completou o pódio com 4.079 unidades, menos de 300 unidades à frente do Opel Astra (3.780), destaque em agosto.
Líder entre junho e agosto, o VW T-Roc (3.725) perdeu quase 38% de seus compradores e caiu para o 5º lugar. Com 3.481 unidades, o BMW X1 teve seu melhor posicionamento em 2024. Nono, o Skoda Enyaq (3.406) conquistou seu 2º top 10 por lá. Destaque para o VW ID.7 (2.673), pela 1ª vez presente entre os vinte primeiros. Fechando o top 50, o Audi A4 (1.464) teve a maior retração (-45%).
Opel Astra 2024
Carros mais vendidos da Alemanha
POS. |
MODELO |
SET.2024 |
% MERCADO 2024 |
SET.2023 |
% MERCADO 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
VW TIGUAN |
6.735 |
3,2% |
5.958 |
2,7% |
13,0% |
2º |
VW GOLF |
6.286 |
3,0% |
8.738 |
3,9% |
-28,1% |
3º |
MINI |
4.079 |
2,0% |
3.517 |
1,6% |
16,0% |
4º |
OPEL ASTRA |
3.780 |
1,8% |
2.192 |
1,0% |
72,4% |
5º |
VW T-ROC |
3.725 |
1,8% |
5.969 |
2,7% |
-37,6% |
6º |
SKODA OCTAVIA |
3.602 |
1,7% |
3.265 |
1,5% |
10,3% |
7º |
OPEL CORSA |
3.526 |
1,7% |
5.508 |
2,5% |
-36,0% |
8º |
BMW X1 |
3.481 |
1,7% |
2.408 |
1,1% |
44,6% |
9º |
SKODA ENYAQ |
3.406 |
1,6% |
1.137 |
0,5% |
199,6% |
10º |
VW PASSAT |
3.349 |
1,6% |
4.671 |
2,1% |
-28,3% |
11º |
VW POLO |
3.216 |
1,5% |
3.241 |
1,4% |
-0,8% |
12º |
TESLA MODEL Y |
3.067 |
1,5% |
3.921 |
1,7% |
-21,8% |
13º |
BMW X3 |
2.911 |
1,4% |
3.115 |
1,4% |
-6,5% |
14º |
AUDI A6 |
2.864 |
1,4% |
2.135 |
1,0% |
34,1% |
15º |
MERCEDES CLASSE E |
2.797 |
1,3% |
2.431 |
1,1% |
15,1% |
16º |
TOYOTA YARIS |
2.713 |
1,3% |
2.047 |
0,9% |
32,5% |
17º |
VW ID.7 |
2.673 |
1,3% |
31 |
0,0% |
8522,6% |
18º |
BMW SÉRIE 3 |
2.581 |
1,2% |
2.746 |
1,2% |
-6,0% |
19º |
SKODA KAROQ |
2.416 |
1,2% |
1.238 |
0,6% |
95,2% |
20º |
SEAT ATECA |
2.339 |
1,1% |
2.172 |
1,0% |
7,7% |
21º |
MERCEDES GLC |
2.328 |
1,1% |
3.791 |
1,7% |
-38,6% |
22º |
FORD TRANSIT |
2.304 |
1,1% |
2.051 |
0,9% |
12,3% |
23º |
SEAT LEON |
2.069 |
1,0% |
2.652 |
1,2% |
-22,0% |
24º |
SKODA KODIAQ |
2.059 |
1,0% |
1.941 |
0,9% |
6,1% |
25º |
VW ID.4 |
1.971 |
0,9% |
1.265 |
0,6% |
55,8% |
26º |
DACIA SANDERO |
1.969 |
0,9% |
1.459 |
0,6% |
35,0% |
27º |
MERCEDES CLASSE C |
1.944 |
0,9% |
3.121 |
1,4% |
-37,7% |
28º |
AUDI A3 |
1.940 |
0,9% |
2.565 |
1,1% |
-24,4% |
29º |
VW TOURAN |
1.936 |
0,9% |
1.459 |
0,6% |
32,7% |
30º |
SKODA FABIA |
1.935 |
0,9% |
1.881 |
0,8% |
2,9% |
31º |
MERCEDES GLA |
1.933 |
0,9% |
1.813 |
0,8% |
6,6% |
32º |
VW TRANSPORTER |
1.882 |
0,9% |
2.038 |
0,9% |
-7,7% |
33º |
SKODA KAMIQ |
1.870 |
0,9% |
1.444 |
0,6% |
29,5% |
34º |
FORD PUMA |
1.842 |
0,9% |
1.753 |
0,8% |
5,1% |
35º |
FORD FOCUS |
1.792 |
0,9% |
1.862 |
0,8% |
-3,8% |
36º |
BMW SÉRIE 2 |
1.690 |
0,8% |
1.534 |
0,7% |
10,2% |
37º |
BMW SÉRIE 5 |
1.682 |
0,8% |
1.112 |
0,5% |
51,3% |
38º |
FORD KUGA |
1.651 |
0,8% |
2.392 |
1,1% |
-31,0% |
39º |
VW TAIGO |
1.646 |
0,8% |
1.342 |
0,6% |
22,7% |
40º |
KIA CEED |
1.631 |
0,8% |
1.290 |
0,6% |
26,4% |
41º |
FIAT DUCATO |
1.630 |
0,8% |
1.307 |
0,6% |
24,7% |
42º |
OPEL MOKKA |
1.577 |
0,8% |
2.530 |
1,1% |
-37,7% |
43º |
SEAT ARONA |
1.552 |
0,7% |
1.289 |
0,6% |
20,4% |
44º |
SEAT IBIZA |
1.546 |
0,7% |
864 |
0,4% |
78,9% |
45º |
OPEL GRANDLAND X |
1.532 |
0,7% |
1.948 |
0,9% |
-21,4% |
46º |
SEAT BORN |
1.501 |
0,7% |
974 |
0,4% |
54,1% |
47º |
AUDI Q5 |
1.482 |
0,7% |
2.217 |
1,0% |
-33,2% |
48º |
PEUGEOT 208 |
1.466 |
0,7% |
1.353 |
0,6% |
8,4% |
49º |
VW CADDY |
1.465 |
0,7% |
1.082 |
0,5% |
35,4% |
50º |
AUDI A4 |
1.464 |
0,7% |
2.656 |
1,2% |
-44,9% |
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Tiguan ganha kit de performance da H&R na Alemanha
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Volkswagen Tiguan L Pro estreia na China mais luxuoso que irmão europeu
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Novo Volkswagen Tiguan L Pro vaza e dá o tom do que virá no próximo Tayron