As vendas de veículos novos na Alemanha registraram nova retração em setembro. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no maior mercado do continente europeu, foram comercializadas 208.848 unidades no mês passado, 7% a menos em relação ao mesmo período de 2023. Segundo o Best Selling Cars Blog, o resultado foi quase 15% inferior ao do período pré-pandemia (2019).
O acumulado do ano (2.116.074), que era positivo em 4,3% até julho, agora está negativo em 1%. Líder e vice-líder, Volkswagen (38.914) e Mercedes (18.385) perderam fôlego. Numa briga acirrada pela 3ª posição, a Skoda (17.212) se aproximou da BMW (17.851) graças a uma evolução de quase 35%. Destaque negativo para a Fiat (3.757), que perdeu 40% de seus compradores nos últimos doze meses.
VW ID.4
POS. |
MARCA |
SET.2024 |
% MERCADO 2024 |
SET.2023 |
% MERCADO 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
VW |
38.914 |
18,6% |
42.044 |
18,7% |
-7,4% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
18.385 |
8,8% |
21.125 |
9,4% |
-13,0% |
3º |
BMW |
17.851 |
8,5% |
17.720 |
7,9% |
0,7% |
4º |
SKODA |
17.212 |
8,2% |
12.765 |
5,7% |
34,8% |
5º |
AUDI |
14.938 |
7,2% |
17.902 |
8,0% |
-16,6% |
6º |
OPEL |
11.185 |
5,4% |
14.068 |
6,3% |
-20,5% |
7º |
SEAT |
10.852 |
5,2% |
11.522 |
5,1% |
-5,8% |
8º |
FORD |
8.473 |
4,1% |
9.292 |
4,1% |
-8,8% |
9º |
TOYOTA |
7.200 |
3,4% |
5.633 |
2,5% |
27,8% |
10º |
HYUNDAI |
6.433 |
3,1% |
7.127 |
3,2% |
-9,7% |
11º |
PEUGEOT |
5.511 |
2,6% |
5.041 |
2,2% |
9,3% |
12º |
KIA |
5.326 |
2,6% |
5.382 |
2,4% |
-1,0% |
13º |
VOLVO |
4.416 |
2,1% |
3.194 |
1,4% |
38,3% |
14º |
DACIA |
4.088 |
2,0% |
3.933 |
1,8% |
3,9% |
15º |
MINI |
4.079 |
2,0% |
3.517 |
1,6% |
16,0% |
16º |
RENAULT |
3.878 |
1,9% |
5.105 |
2,3% |
-24,0% |
17º |
MAZDA |
3.844 |
1,8% |
4.766 |
2,1% |
-19,3% |
18º |
TESLA |
3.758 |
1,8% |
4.216 |
1,9% |
-10,9% |
19º |
FIAT |
3.757 |
1,8% |
6.269 |
2,8% |
-40,1% |
20º |
CUPRA |
3.198 |
1,5% |
- |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
|
TOTAL |
208.848 |
100,0% |
224.503 |
100,0% |
-7,0% |
|
ACUMULADO |
2.116.074 |
100,0% |
2.138.066 |
100,0% |
-1,0% |
No ranking de modelos, um fato histórico: com nova geração nas lojas, o Tiguan (6.735) liderou pela 1ª vez – de acordo com o BSCB, o VW já havia conquistado a 2ª posição por 39 vezes (inclusive em agosto). Em queda de 28%, o Golf (6.286) assegurou uma dobradinha para a Volks. Em ótimo momento, o Mini completou o pódio com 4.079 unidades, menos de 300 unidades à frente do Opel Astra (3.780), destaque em agosto.
Líder entre junho e agosto, o VW T-Roc (3.725) perdeu quase 38% de seus compradores e caiu para o 5º lugar. Com 3.481 unidades, o BMW X1 teve seu melhor posicionamento em 2024. Nono, o Skoda Enyaq (3.406) conquistou seu 2º top 10 por lá. Destaque para o VW ID.7 (2.673), pela 1ª vez presente entre os vinte primeiros. Fechando o top 50, o Audi A4 (1.464) teve a maior retração (-45%).
Opel Astra 2024
POS. |
MODELO |
SET.2024 |
% MERCADO 2024 |
SET.2023 |
% MERCADO 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
VW TIGUAN |
6.735 |
3,2% |
5.958 |
2,7% |
13,0% |
2º |
VW GOLF |
6.286 |
3,0% |
8.738 |
3,9% |
-28,1% |
3º |
MINI |
4.079 |
2,0% |
3.517 |
1,6% |
16,0% |
4º |
OPEL ASTRA |
3.780 |
1,8% |
2.192 |
1,0% |
72,4% |
5º |
VW T-ROC |
3.725 |
1,8% |
5.969 |
2,7% |
-37,6% |
6º |
SKODA OCTAVIA |
3.602 |
1,7% |
3.265 |
1,5% |
10,3% |
7º |
OPEL CORSA |
3.526 |
1,7% |
5.508 |
2,5% |
-36,0% |
8º |
BMW X1 |
3.481 |
1,7% |
2.408 |
1,1% |
44,6% |
9º |
SKODA ENYAQ |
3.406 |
1,6% |
1.137 |
0,5% |
199,6% |
10º |
VW PASSAT |
3.349 |
1,6% |
4.671 |
2,1% |
-28,3% |
11º |
VW POLO |
3.216 |
1,5% |
3.241 |
1,4% |
-0,8% |
12º |
TESLA MODEL Y |
3.067 |
1,5% |
3.921 |
1,7% |
-21,8% |
13º |
BMW X3 |
2.911 |
1,4% |
3.115 |
1,4% |
-6,5% |
14º |
AUDI A6 |
2.864 |
1,4% |
2.135 |
1,0% |
34,1% |
15º |
MERCEDES CLASSE E |
2.797 |
1,3% |
2.431 |
1,1% |
15,1% |
16º |
TOYOTA YARIS |
2.713 |
1,3% |
2.047 |
0,9% |
32,5% |
17º |
VW ID.7 |
2.673 |
1,3% |
31 |
0,0% |
8522,6% |
18º |
BMW SÉRIE 3 |
2.581 |
1,2% |
2.746 |
1,2% |
-6,0% |
19º |
SKODA KAROQ |
2.416 |
1,2% |
1.238 |
0,6% |
95,2% |
20º |
SEAT ATECA |
2.339 |
1,1% |
2.172 |
1,0% |
7,7% |
21º |
MERCEDES GLC |
2.328 |
1,1% |
3.791 |
1,7% |
-38,6% |
22º |
FORD TRANSIT |
2.304 |
1,1% |
2.051 |
0,9% |
12,3% |
23º |
SEAT LEON |
2.069 |
1,0% |
2.652 |
1,2% |
-22,0% |
24º |
SKODA KODIAQ |
2.059 |
1,0% |
1.941 |
0,9% |
6,1% |
25º |
VW ID.4 |
1.971 |
0,9% |
1.265 |
0,6% |
55,8% |
26º |
DACIA SANDERO |
1.969 |
0,9% |
1.459 |
0,6% |
35,0% |
27º |
MERCEDES CLASSE C |
1.944 |
0,9% |
3.121 |
1,4% |
-37,7% |
28º |
AUDI A3 |
1.940 |
0,9% |
2.565 |
1,1% |
-24,4% |
29º |
VW TOURAN |
1.936 |
0,9% |
1.459 |
0,6% |
32,7% |
30º |
SKODA FABIA |
1.935 |
0,9% |
1.881 |
0,8% |
2,9% |
31º |
MERCEDES GLA |
1.933 |
0,9% |
1.813 |
0,8% |
6,6% |
32º |
VW TRANSPORTER |
1.882 |
0,9% |
2.038 |
0,9% |
-7,7% |
33º |
SKODA KAMIQ |
1.870 |
0,9% |
1.444 |
0,6% |
29,5% |
34º |
FORD PUMA |
1.842 |
0,9% |
1.753 |
0,8% |
5,1% |
35º |
FORD FOCUS |
1.792 |
0,9% |
1.862 |
0,8% |
-3,8% |
36º |
BMW SÉRIE 2 |
1.690 |
0,8% |
1.534 |
0,7% |
10,2% |
37º |
BMW SÉRIE 5 |
1.682 |
0,8% |
1.112 |
0,5% |
51,3% |
38º |
FORD KUGA |
1.651 |
0,8% |
2.392 |
1,1% |
-31,0% |
39º |
VW TAIGO |
1.646 |
0,8% |
1.342 |
0,6% |
22,7% |
40º |
KIA CEED |
1.631 |
0,8% |
1.290 |
0,6% |
26,4% |
41º |
FIAT DUCATO |
1.630 |
0,8% |
1.307 |
0,6% |
24,7% |
42º |
OPEL MOKKA |
1.577 |
0,8% |
2.530 |
1,1% |
-37,7% |
43º |
SEAT ARONA |
1.552 |
0,7% |
1.289 |
0,6% |
20,4% |
44º |
SEAT IBIZA |
1.546 |
0,7% |
864 |
0,4% |
78,9% |
45º |
OPEL GRANDLAND X |
1.532 |
0,7% |
1.948 |
0,9% |
-21,4% |
46º |
SEAT BORN |
1.501 |
0,7% |
974 |
0,4% |
54,1% |
47º |
AUDI Q5 |
1.482 |
0,7% |
2.217 |
1,0% |
-33,2% |
48º |
PEUGEOT 208 |
1.466 |
0,7% |
1.353 |
0,6% |
8,4% |
49º |
VW CADDY |
1.465 |
0,7% |
1.082 |
0,5% |
35,4% |
50º |
AUDI A4 |
1.464 |
0,7% |
2.656 |
1,2% |
-44,9% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Tiguan L Pro estreia na China mais luxuoso que irmão europeu
Porsche 911 manual voltará ao Brasil na versão Carrera T 992.2
Novo Volkswagen Tiguan L Pro vaza e dá o tom do que virá no próximo Tayron
Lexus UX300h 2025 faz até 17 km/l e preço caiu; veja como anda
Volkswagen Tiguan Allspace 2024: SUV retorna ao Brasil com menos potência
Eletroescola? Projeto de lei prevê aulas de direção com carros elétricos
Semana Motor1.com: Corolla 2024, Ranger híbrida e mais