Como a Toyota fez um Corolla automático ser digno da linha GR
O engenheiro-chefe do GR Corolla, Naoyuki Sakamoto, explica o que torna a Transmissão Automática Direta GR tão interessante
Há algum tempo, ficamos sabendo que a Toyota iria utilizar um câmbio automático na versão esportiva do Corolla, a GR. O anúncio foi feito em um pronunciamento do presidente da Toyota, Akio Toyoda, que falou sobre seu desenvolvimento em uma revista da empresa e, alguns meses depois, ela fez sua estreia no GR Yaris.
Essa transmissão automática de oito velocidades, feita visando principalmente mercados como os EUA, onde esse tipo de transmissão é praticamente regra, é baseada em um transeixo padrão da Toyota que está em produção há oito anos. Mas, além da caixa em si, ele é quase totalmente feito sob medida para a Gazoo Racing.
"Para colocar uma transmissão automática em um carro esportivo, a resposta é importante", diz Naoyuki Sakamoto, engenheiro-chefe do GR Corolla. "Por isso, mudamos as válvulas solenóides e aumentamos a durabilidade do material de fricção. Essas são as principais coisas."
Sakamoto diz que a Toyota também alterou as relações de marcha em comparação com o câmbio de oito marchas padrão da marca. A distribuição geral da primeira à oitava é mais curta, e cada relação individual, exceto a 5ª, também é mais curta. Em comparação com o câmbio manual de seis marchas do Corolla GR, a relação da 1ª é a mesma, da 2ª à 5ª são mais curtas e a 6ª é mais longa. Além disso, há mais duas relações adicionais para cruzeiro em alta velocidade.
É também uma transmissão pequena, com apenas dois conjuntos de engrenagens planetárias - um é do tipo Ravigneaux, um conjunto de engrenagens planetárias com duas engrenagens solares e dois conjuntos de engrenagens planetárias. Há um conversor de torque com uma embreagem de bloqueio que engata muito rapidamente para proporcionar uma conexão mais direta entre a entrada do pedal do acelerador e a resposta do motor. E integrado à caixa há um diferencial Torsen de deslizamento limitado. (Todos os Corollas GR agora têm diferenciais deslizantes dianteiros e traseiros de série, enquanto no modelo básico antigo eles eram opcionais).
A Toyota vem trabalhando nessa transmissão há alguns anos e tem competido extensivamente no Japão, tanto em carros de rali GR Yaris quanto em Yaris e Corollas na série de resistência Super Taikyu. Na competição, a Toyota faz com que todos os motoristas usem o modo automático, o que ajudou a modificar a programação do carro de rua.
Cada vez que recebíamos uma reclamação de um motorista "o tempo de redução de marcha não é bom", ou algo do gênero, analisávamos os dados e mudávamos a lógica para entender o que o motorista queria", diz Sakamoto.
A Toyota afirma que a transmissão GR DAT muda de marcha em menos de 300 milissegundos, um pouco mais rápido do que dois concorrentes não identificados de oito marchas com embreagem dupla. O DAT pode até não ter a rapidez de uma embreagem dupla, mas as margens são bem pequenas. Ele é tão bom quanto qualquer outro câmbio automático tradicional existente.
Mas tão interessante quanto o "como" é o "por quê". De acordo com o jornal interno da Toyota, o Toyota Times, ele foi desenvolvido a pedido de Akio Toyoda.
"Um dia, [Toyoda] comentou que poucas pessoas sabiam dirigir um carro manual e disse que queria 'espalhar a alegria de dirigir', disse o engenheiro-chefe do GR Yaris, Naohiko Saito. "Foi assim que começamos a trabalhar no DAT. Começamos a descobrir o conceito no segundo semestre de 2020."
Embora a Toyota espere que a transmissão automática represente apenas 20% das vendas do GR Corolla nos EUA, no Japão, 70% dos motoristas só têm licença para dirigir transmissões automáticas. Portanto, há um grande mercado por lá.
E é uma transmissão melhor para corridas, com tempos de troca de marcha muito mais rápidos do que qualquer manual. O GR DAT também será usado no Corolla GR TC (de Touring Car), focado em corridas.
Galeria: Toyota GR Corolla 2025
Certamente existem muitos entusiastas que não poderiam se importar menos com um Corolla automático, por mais esportivo que ele seja, mas não há dúvidas de que esse Corolla GR aumenta ainda mais o apelo do modelo, principalmente para quem não pode (ou não quer) ter um esportivo de três pedais.
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