Em entrevista concedida recentemente à revista britânica Autocar, o chefe de design da Renault, Laurens van den Acker, mostrou-se fiel defensor do segmento de SUVs quando questionado sobre o assunto. Nas palavras do executivo, modelos do tipo representam importante fatia do mercado atualmente e, na maioria das vezes, são criticados de forma injusta pelos haters de plantão.
“Quando as pessoas reclamam dos SUVs, elas fingem que são modelos americanos grandes e desajeitados, com carroceria sobre chassi, que são pesados e fazem no máximo 5 km/l ou 8 km/l", disse o van den Acker. "Mas quando você dirige um SUV hoje em dia – eu dirijo um Austral que faz 21,2 km/l – eles são leves, não são tão pesados, são espaçosos… Estou me perguntando se estamos falando dos mesmos SUVs", completou.
Quanto às críticas recebidas pelas montadoras por abandonarem os carros de passeio em favor dos SUVs, o designer alfinetou os 'reclamões'. "Vamos deixar que as pessoas que fazem os comentários negativos coloquem o que dizem em prática", referindo-se à queda nas vendas de modelos não-SUV na Europa. Indiretamente, o executivo questionou o fato de os críticos dos SUVs acabarem não comprando modelos tradicionais.
Arkana
Já sobre o lançamentos de mais integrantes na categoria, Laurens van den Acker disse que o portfólio atual da Renault - na Europa - já tem representantes o suficiente. Ao todo, a marca comercializa na região nada menos que 8 diferentes SUVs: Arkana, Austral, Captur, Espace, Rafale, Scénic e Symbioz, além do estreante retrô Renault 4. Se contarmos o Mégane E-Tech como SUV, a lista sobe para 9 nomes.
“Você tem que imaginar que o que você vê hoje são os frutos da ansiedade de Luca, de certa forma”, disse em referência ao CEO da Renault, Luca de Meo, e seus objetivos de tornar a marca mais competitiva em segmentos-chave.
Rafale
Por aqui, o portfólio de SUVs da marca é composto apenas pelos modelos Kardian, Duster e Mégane E-Tech, tendo bastante espaço para crescer. Não por acaso, a marca trabalha no projeto de inédito crossover médio e deverá lançá-lo no mercado nacional em 2025. Ao que tudo indica, terá porte médio e propulsão híbrida. A plataforma adotada será a arquitetura RGMP já usada pelo Kardian e que em 2026 sustentará também inédita picape rival da Fiat Toro.
Fonte: Autocar
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