Considerada a quinta maior fabricante de veículos da China atualmente, a GAC Motor se prepara para colocar em prática um ambicioso projeto de expansão global. A empresa planeja comercializar 500.000 veículos fora do mercado chinês em 2030 e, para tanto, apostará forte na inserção de seu portfólio em novas regiões. É o caso do Brasil e da Europa, que devem receber pesados investimento da marca nos próximos anos.
No caso do Brasil, a GAC anunciou em julho planos para investir cerca de US$ 1 bilhão (R$ 5,5 bilhões) pelo próximos 5 anos. O objetivo é estabelecer cadeia de fornecedores, armazéns para peças de reposição e até mesmo dar seguimento aos planos de estabelecer fábricas, centro de pesquisa e desenvolvimento por aqui. Na ocasião, a empresa disse ter a meta de ser "a primeira fabricante chinesa a ter uma linha de produção e um centro de pesquisa e desenvolvimento completos no Brasil, produzindo carros a gasolina, elétricos, híbridos e híbridos plug-in".
Já na Europa, os planos foram recentemente anunciados pelo diretor geral de operações internacionais da empresa, Wei Heigang. Em entrevista concedida à agência de notícias Reuters, o executivo confirmou que planeja investir na região para fugir das taxas de importação que o governo planeja contra veículos produzidos na China. “Tenho certeza de que haverá uma maneira de resolver tudo”, disse.
"A questão das tarifas definitivamente nos afeta. Porém, tudo isso pode ser superado no longo prazo. A produção local seria uma das formas de resolver o problema e estamos explorando muito ativamente essa possibilidade", completou.
O próximo passo agora é definir onde será estabelecida a eventual fábrica. Atualmente, GAC estuda a viabilidade técnica de adquirir planta já existente ou construir unidade totalmente nova. No primeiro caso, há oportunidades de compra em diversos países da Europa. Na Alemanha, por exemplo, a Volkswagen tem duas fábricas na berlinda. Já na Bélgica, a Audi está à procura de comprador para a planta que possui em Bruxelas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GAC Motor formaliza chegada ao Brasil e promete investir R$ 5,5 bilhões
Peugeot 208 foi o preferido dos argentinos em novembro; veja o ranking
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Porsche inicia pré-venda do novo 911 Carrera GTS por R$ 1.127.000
Novo VW Tayron, o Tiguan Allspace europeu, começa a ser produzido
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
Renault alcança 4 milhões de veículos produzidos no Brasil em 26 anos