A Porsche lança a terceira geração do Panamera no Brasil, seu sedã esportivo de luxo com uma série de inovações tecnológicas e um sistema de suspensão de última geração que promete elevar a experiência de direção a um novo patamar. O modelo chega ao Brasil com duas versões híbridas: o Panamera 4 E-Hybrid, com 470 cavalos de potência, e o Panamera 4S E-Hybrid, que entrega 544 cv.
O novo Panamera continua a manter as linhas e proporções características da marca Porsche, mas com sutis aprimoramentos que reforçam sua presença imponente. Com 5.052 mm de comprimento, 1.937 mm de largura e 1.423 mm de altura, o sedã ganha novas entradas de ar, que foram alargadas para melhorar a captação de ar dos sistemas de propulsão. As extremidades laterais também passaram por um redesenho, e os faróis de LED Matrix são equipamentos de série, enquanto a tecnologia HD Matrix LED, com 32.000 pixels por farol, está disponível como opcional.
Porsche Panamera 2025
Porsche Panamera 2025
Porsche Panamera 2025
Na lateral, a linha da janela redesenhada reforça o estilo sedã esportivo de quatro portas, com novas rodas. Já na parte traseira, a ausência de molduras na janela e as novas lanternas tridimensionais criam um design mais moderno e fluido.
O interior do novo Panamera traz o conceito Porsche Driver Experience, que combina elementos de controle digitais e analógicos. O painel de instrumentos curvo tem tela de 12,6", enquanto a alavanca seletora de marchas foi reposicionada diretamente à direita do volante, ampliando o espaço do console. Para quem deseja mais interatividade, o display opcional de 10,9" para o passageiro oferece informações de desempenho e controle do sistema multimídia.
Porsche Panamera 2025
Os novos modelos contam com o Apple CarPlay e Android Auto integrados, além de um compartimento refrigerado para smartphones com função de carregamento indutivo. O filtro de poeira fina, suportado por GPS, aprimora a recirculação de ar no interior.
O novo Porsche Panamera chega em duas configurações híbridas. A primeira é o Panamera 4 E-Hybrid, equipado com um motor V6 biturbo de 2.9 litros que entrega 304 cv, combinado a um motor elétrico de 190 cv e 45,9 kgfm de torque. A potência total do sistema é de 470 cv, com torque máximo de 66,3 kgfm, o que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e uma velocidade máxima de 280 km/h. Esta versão é a mais eficiente, com foco em autonomia elétrica e menor consumo de combustível.
Porsche Panamera 2025
A segunda versão é o Panamera 4S E-Hybrid. Nesta configuração o motor de 353 cv, também V6 biturbo de 2.9 litros, que combinado ao motor elétrico gera uma potência total de 544 cv e torque máximo de 76,5 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 3,7 segundos, e a velocidade máxima alcança 290 km/h. Esta versão é destinada a quem busca mais desempenho e dinâmica esportiva.
Ambas as versões contam com a nova bateria de alta voltagem de 25,9 kWh, que oferece 45% a mais de capacidade em relação à geração anterior. A autonomia elétrica pode chegar a 63 km. Além disso, o tempo de recarga foi significativamente reduzido graças ao novo carregador On-Board-AC de 11 kW, que permite uma recarga completa em 2h39.
Um dos destaques desta nova geração é o sistema de suspensão Porsche Active Ride, que combina amortecedores ativos de dois estágios com tecnologia de ponta. Esse sistema é capaz de ajustar rapidamente a rigidez da suspensão conforme a demanda, oferecendo um equilíbrio perfeito entre conforto e dinâmica esportiva. O sistema utiliza uma bomba hidráulica eletricamente operada que otimiza o fluxo de volume no amortecedor, resultando em uma dirigibilidade mais suave, sem sacrificar a precisão em curvas e frenagens.
Esse sistema permite que o Panamera mantenha a carroceria estável durante manobras de alta velocidade, garantindo que o veículo permaneça firme em curvas e acelerações. Para situações cotidianas, o Porsche Active Ride proporciona uma experiência de condução suave, absorvendo quase todas as irregularidades do asfalto.
As primeiras entregas do novo Panamera no Brasil estão previstas para os próximos dias, e o modelo pode ser encontrado nos Porsche Centers de todo o país.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche Panamera: como é a nova suspensão ativa na prática
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Porsche Panamera elétrico não acabará com versão gasolina, diz executivo
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Porsche Panamera Sport Turismo sai de linha porque poucas pessoas o compraram
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Porsche Panamera 2024 ganha mudanças profundas com status de nova geração