Os sedãs compactos têm um espaço reservado no coração do brasileiro. Antes dos SUVs, eram uma alternativa de quem precisava de mais espaço e, principalmente, porta-malas. Ao mesmo tempo, o preço um pouco acima dos hatches compactos ajudou na hora da compra - de fato, isso ainda é algo interessante até mesmo diante dos SUVs compactos.
Separamos as 7 opções do mercado brasileiro com câmbio automático em suas versões de entrada. O Toyota Yaris é o único abaixo dos R$ 100 mil em sua tabela, chegando aos quase R$ 120 mil do VW Virtus. A maior parte passa dos R$ 110 mil, um valor específico para um carro compacto, mas ainda mais interessante que um SUV para quem precisa de um bom porta-malas.
Um dos que estão com o preço mais interessante é o Toyota Yaris Sedã XL. A versão de entrada tem motor 1.5 aspirado, mais potente que o Cronos, e usa o mesmo câmbio CVT com simulação de 7 marchas. Tem mais espaço interno, mas o porta-malas é menor que o do Fiat. Compensa na lista de equipamentos, com 7 airbags e ainda é mais barato que o Cronos. Tem sistema multimídia de 7" com espelhamento, como o Cronos Drive.
A Fiat acertou ao colocar o câmbio CVT no Cronos , em conjunto com o motor 1.3 aspirado. Criou também o sedã mais barato com câmbio automático (apesar de já ter sido mais barato...) com um bom porta-malas, de 525 litros. Na versão Drive, já vem com os controles de tração e estabilidade, ar-condicionado, sistema multimídia com tela de 7" e computador de bordo. Há opção de ar-condicionado automático e partida por botão no pacote S-Design de R$ 3.990 .
O sedã compacto mais vendido, o Chevrolet Onix Plus tem a versão Turbo AT como a mais barata. Não tem sistema multimídia, mas é o mais barato com motor 1.0 turbo e não abre mão de controles de tração e estabilidade e os 6 airbags. Se você quiser mais equipado, terá que procurar a versão LT, de R$ 116.490, que é mais fácil de encontrar nas lojas.
O HB20S foi reestilizado em 2022, junto com o hatch. Recebeu uma nova dianteira e traseira, além de sistema multimídia com tela de 8" com espelhamento sem fios. Tem os controles de tração e estabilidade, 6 airbags, rodas de 16", piloto automático, acendimento automático dos faróis, computador de bordo e outros equipamentos, como os básicos ar-condicionado e direção elétrica.
A Honda apresentou recentemente o City LX, uma nova versão de entrada do sedã. Tem motor 1.5 aspirado com injeção direta e câmbio CVT, conjunto que se destaca pelo bom consumo no sedã. Tem 6 airbags, os controles de tração e estabilidade, sistema multimídia com tela de 8" com espelhamento sem fios, rodas de 15", lanternas em LEDs e outros itens.
O Nissan Versa Sense tem motor 1.6 aspirado e joga com seu visual. Recentemente reestilizado, o mais barato Versa tem rodas de 15", sistema multimídia com espelhamentos, chave presencial, os controles de tração e estabilidade, 6 airbags e bom espaço interno, algo que marca o Versa desde sua geração anterior. Acaba devendo em porta- malas, ainda perto dos 500 litros.
Com a reestilização, o Virtus recebeu duas versões com o motor 1.0 turbo de até 116 cv. Esta versão de entrada tem um bom pacote de equipamentos, até melhor que as versões mais caras do Polo, por exemplo. Na lista de itens, os controles de tração e estabilidade, 6 airbags, rodas de 15", faróis em LEDs, sistema multimídia com tela de 6,5" e painel de instrumentos com tela de 8".
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
De Ranger a Shark: as versões mais baratas das picapes médias automáticas
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Quais são os SUVs compactos eletrificados que aguardam Pulse e Fastback?
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Lista: os 5 SUVS mais baratos com teto solar