Lançado no mercado brasileiro há duas semanas, o atualizado Volkswagen Nivus 2025 acaba de entrar em regime de produção em série. Em comunicado, a marca confirma que iniciou os trabalhos na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e logo mais deve começar a abastecer toda rede de concessionárias do país. A planta vem recebendo investimentos em modernização e já produz o crossover com base em recursos da chamada Indústria 4.0.
Segundo a Volkswagen, são usadas ferramentas avançadas como inteligência artificial, impressoras 3D, drones, além laboratórios de realidade virtual e aumentada. No caso da IA, os processos incluem robôs de inspeção das carrocerias na pintura e automatização da montagem dos vidros dianteiros e traseiros. Por fim, a tecnologia também está presente em câmeras com sensores que fazem inspeção de partes corretas, como o teto do veículo.
Visualmente, o Nivus 2025 estreia no Brasil uma assinatura que já vemos nos SUVs do exterior. Na dianteira, a grade inferior do para-choque está bem ampla, enquanto a grade superior está mais limpa e recebe a iluminação em LEDs para acompanhar a assinatura noturna com os novos faróis (mais finos). As rodas de 17 polegadas da versão Highline recebem leves mudanças, enquanto a traseira tem para-choque com extrator e ligação em LEDs entre as lanternas.
Por dentro, o Nivus recebe novas padronagens nos bancos e nas portas, com mais material suave ao toque principalmente em áreas onde o corpo encosta. O sistema multimídia VW Play evolui para Connect e recebe pacote de conectividade própria com internet embarcada, além de novo grafismo - o app Meu VW evoluiu e permite conversar com o carro e realizar comandos, como partida e abertura de portas e rastreamento.
Na versão Highline, o modelo ganha melhorias no pacote de assistentes de condução. Além do piloto automático adaptativo e alerta de colisão com frenagem automática, o SUV cupê recebe o Travel Assist, que trabalha com o ACC para o assistente de faixas, sensor de ponto-cego, assistente de saídas de vagas e assistente de estacionamento automático. O Comfortline recebe ar-condicionado automático e chave presencial com partida por botão de série. Nas duas versões, as três primeiras revisões são gratuitas.
Mecanicamente, o conjunto continua composto pelo motor 1.0 turbo com câmbio automático de 6 marchas, com 116/128 cv a 5.500 rpm; 20,4 kgfm de 2.000 a 3.500 rpm. Desde que foi lançado, em 2020, o Nivus já soma mais de 243.000 unidades produzidas na fábrica Anchieta. Além disso, já foi exportado para mais de 43 países e na Europa é vendido com o nome de Taigo. Os preço começam em R$ 136.990 no Comfortline 200 TSI e alcançam R$ 153.990 no Highline 200 TSI.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Volkswagen confirma novo Nivus GTS para 2025; veja o que sabemos
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
VW lança novo Nivus 2025 reestilizado; veja preços e equipamentos
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Designer da VW pode ter adiantado o novo Nivus GTS para o Brasil