Embora associemos os carros de James Bond à Aston Martin, o agente secreto dirigiu inicialmente um Sunbeam Alpine muito mais modesto no filme ''007 contra o Satânico Dr. No'', lançado em 1962. Um ano depois, Sean Connery teve um Bentley Mark IV em "Moscou contra 007''.
No entanto, o carro quintessencial de Bond é o DB5 do terceiro filme da franquia, "007 Contra Goldfinger", lançado em 1964. Seis décadas depois, o DB12 recebe uma edição especial para marcar esse marco.
O luxuoso esportivo recebeu mimos da divisão Q da Aston Martin, responsável pelos carros personalizados da marca. O nome da divisão não foi uma letra escolhida aleatoriamente, pois também tem ligações com os filmes e os romances de Ian Fleming. Q é a divisão fictícia pesquisa e desenvolvimento do Serviço Secreto Britânico e, na vida real, a Q é responsável pelos Aston Martins com personalizações de fábrica.
O interior é banhado a ouro 18 quilates, onde o metal precioso adorna o console central. O acabamento chamativo decora o seletor rotativo para os modos de condução, bem como o seletor de marchas. O ouro também foi usado para os controles do ar-condicionado e volume. O seletor de marchas não é o padrão encontrado no DB12 normal, pois seu formato foi alterado para imitar o rastreador dourado usado pelo agente 007. Em outras partes, há acabamento metálico dourado misturado com fibra de carbono.
Um detalhe interessante que pode passar despercebido é o logotipo "Eight of Hearts" (Oito de Copas) no para-sol do motorista, em alusão à carta de baralho vista na última rodada durante a cena da piscina em Miami no filme Goldfinger. A Q by Aston Martin também revestiu os assentos em couro com o estilo canelado do DB5, completo com um padrão em xadrez chamado de ''Prince of Wales'', lembrando o terno de James Bond. Esse tema se estende ao forro do teto e aos forros das portas.
Do lado de fora, infelizmente, não há nenhum gadget ou arma integrada no DB12 Goldfinger Edition. O cupê de tiragem limitada vem na cor Silver Birch para imitar o DB5 usado em Goldfinger, suas rodas são de 21" com múltiplos raios e pinças pretas e recebe faixas laterais douradas exclusivas. Além disso, o emblema da Aston Martin vem em prata com fundo preto, enquanto o emblema "Q" na lateral indica que não se trata de um DB12 comum.
A marca produzirá apenas 60 carros, um para cada ano desde que Goldfinger chegou aos cinemas. Os clientes terão uma surpresa, já que o carro especial vem com uma série de brindes. Há uma capa para o carro feita sob medida e um porta chave exclusivo. Os compradores também recebem uma garrafa de champanhe numerada individualmente, quatro taças sofisticadas e uma revista Aston Martin numerada em 60 unidades.
A Aston provavelmente deve voltar como carro oficial do espião no próximo filme da franquia. O 26º filme está nos planos, mas ainda não há uma data de lançamento. Ainda não se sabe quem interpretará James Bond. A sequência de cinco filmes com o ator Daniel Craig chegou ao fim. De acordo com os produtores, os fãs podem esperar uma "reinvenção" da série.
Fonte: Aston Martin
RECOMENDADO PARA VOCÊ
A pintura deste Lamborghini Revuelto é artesanal e levou 480 horas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai Tucson completa 20 anos e terá nova geração lançada em 2026
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Mitsubishi Eclipse Cross ganha nova série especial Motorsports
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Fiat lança série especial em comemoração aos seus 125 anos