A BMW parece que não anda nada satisfeita com os comentários feitos por internautas a respeito da nova geração do esportivo M5. O modelo vem sendo constantemente chamado de 'gordo' nas redes sociais por conta de seus quase 2.500 kg (cerca de 500 kg a mais que a linhagem anterior) e pelo porte avantajado. A marca, porém, afirma que os haters de plantão estão tirando conclusões precipitadas sobre o sedã sem nem mesmo conhecê-lo na prática.

Em entrevista concedida recentemente ao Bimmer Today, o chefe da divisão M, Frank van Meel, falou sobre os comentários e disse que as críticas não correspondem à realidade. "Nós projetamos o carro de tal forma que você realmente não sente [o peso]", explicou. Segundo o executivo, as pessoas precisam dirigir antes de julgar se o peso realmente parece exagerado e não apenas "confiar em dados em uma tabela do Excel".

Novo BMW M5 (2024)

Meel admitiu que a reação negativa em relação ao peso do M5 "o irritou um pouco" e afirmou que a BMW colocou "muita paixão nele e tomou uma decisão consciente" de seguir a rota híbrida. Em grande parte, o peso extra desta nova geração tem relação com a preparação para eletrificação. Dos quase 2.500 kg, pelo menos 410 kg são correspondentes ao aparato do sistema híbrido plug-in (incluindo bateria, motor elétrico e demais sistemas).

BMW M5 G90

A hibridização foi a única saída encontrada pela BMW para manter o M5 equipado com motor V8. O propulsor a gasolina sozinho não atenderia às regras anti-poluição mais rígidas ou teria de 'depenado' para conseguir se enquadrar na legislação. A marca também pensou em fazer o M5 puramente elétrico, mas abandonou a ideia depois de constatar que não conseguiria entregar o desempenho que um comprador típico de M5 deseja.

Ao todo, o conhecido 4.4 biturbo V8 entrega 585 cv de potência e o propulsor elétrico síncrono associado desenvolve mais 197 cv. A potência combinada declarada é de 727 cv, com torque de 102 kgfm. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e velocidade máxima de 250 km/h (ou 305 km/h como opcional).

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com