Inaugurada no dia 30 de setembro de 2014, a primeira fábrica de automóveis da BMW no Brasil acaba de completar 10 anos de operações. Sediada na cidade de Araquari (SC), a unidade começou os trabalhos com a produção do sedã 328i Activeflex e atualmente é responsável pela montagem de vários outros modelos, como os SUVs X1, X3 e X4, além do próprio Série 3. Logo mais, passará a produzir também o X5 PHEV (híbrido plug-in).
Araquari é a 30ª unidade fabril do grupo BMW no mundo (ao todo são 14 fábricas espalhadas por diferentes países) e a maior planta de carros premium da América do Sul. A marca já investiu na unidade em 10 anos de atuação quase R$ 2 bilhões. A fábrica tem área total de cerca de 1,5 milhão de m², sendo mais de 112 mil m² de área construída. A infraestrutura local abriga processos de pintura, carroceria, soldagem, montagem, qualidade e logística, como também laboratórios, prédios administrativos e auxiliares.
Série 3 foi o primeiro modelo produzido em Araquari
A planta abriga, junto com o escritório da empresa em São Paulo, o único centro global de engenharia da BMW na América do Sul. Atualmente, cerca de 60% das vendas da marca no Brasil são provenientes de modelos fabricados em Araquari. No fim do ano passado, a marca anunciou aumento de 10% nas atividades e 5% no números de funcionários para alcançar 11.000 veículos produzidos anualmente. Ao longo dos últimos 10 anos, fábrica já produziu mais de 100.000 unidades.
“Estamos começando uma nova era de produção de modelos eletrificados no Brasil. O nosso X5 PHEV será o primeiro modelo híbrido plug-in produzido na América do Sul! Isso prova que, ao entrarmos na próxima década de nossas operações em Araquari, estamos aprofundando nossa presença e fortalecendo nosso compromisso com o Brasil”, diz Milan Nedeljković, membro do conselho de administração da BMW AG, responsável pela produção.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil
Volkswagen bate recorde de exportações com Polo e Saveiro na liderança
BMW 330e chega a linha 2025; veja o preço
Novo SUV barato da VW acelera testes antes de chegar ao Brasil em 2025
BMW: novos modelos a gasolina também terão cara de carro elétrico
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
Teste BMW M2 Competition: o irmão mais novo do arruaceiro