SUVs em setembro: Honda ZR-V tem recorde de vendas
Toyota Corolla Cross liderou pelo quinto mês seguido entre os médios
As vendas de SUVs maiores registraram uma evolução significativa em setembro. Somados os modelos de todas as categorias (exceto os compactos), foram emplacadas 27.432 unidades de acordo com os números oficiais da Fenabrave, quase 40% a mais do que há um ano (19.605). Na comparação com agosto (28.593), no entanto, o segmento – responsável por mais de 12% dos 222.686 veículos registrados no mês passado (28.593) – recuou 4%.
Na disputa entre os modelos médios, destaque para o Corolla Cross. Com 4.205 unidades, o representante da Toyota chegou à sua 5ª liderança consecutiva e encurtou para aproximadamente cem unidades a sua desvantagem no ano para o Compass (3.801), que recuou quase 14% em relação a 2023. Já figurando na oitava colocação, o Honda ZR-V viu suas vendas mais que dobrarem de agosto para setembro: 324 contra 770 uidades, respectivamente, estabelecendo um recorde de vendas do modelo.
Honda ZR-V Touring 2024
Vice em agosto, o Caoa Chery Tiggo 7 (3.682) chegou a ficar à frente do Jeep durante boa parte do mês, mas foi ultrapassado nos últimos dias de setembro. Com alta de quase 50% sobre o ano passado, o GWM Haval H6 (1.952) ultrapassou as 1,5 mil unidades pelo 4º mês seguido e superou o VW Taos (1.333) pela 10ª vez consecutiva.
Em seu 2º mês cheio, o híbrido BYD Song Pro (902) novamente perdeu a disputa interna contra o irmão maior Song Plus (1.270). Quem teve um bom setembro foi o Honda ZR-V (770), ainda sem ter comemorado resultado similar desde o lançamento no 2º semestre de 2023. Mitsubishi Eclipse Cross (501) e Ford Territory (435), ambos com altas expressivas, completaram o top 10.
SUVs / Crossovers II |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
SET/24 |
AGO/24 |
SET/23 |
% SET 24 |
% AGO 24 |
VARIAÇÃO SET/AGO |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
35214 |
4205 |
4318 |
2995 |
21,07% |
20,23% |
-2,62% |
40,40% |
2º |
JEEP COMPASS |
35323 |
3801 |
4005 |
4413 |
19,04% |
18,76% |
-5,09% |
-13,87% |
3º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
20617 |
3682 |
4015 |
637 |
18,45% |
18,81% |
-8,29% |
478,02% |
4º |
GWM HAVAL H6 |
15893 |
1952 |
2112 |
1307 |
9,78% |
9,89% |
-7,58% |
49,35% |
5º |
VW TAOS |
12086 |
1333 |
1664 |
1386 |
6,68% |
7,80% |
-19,89% |
-3,82% |
6º |
BYD SONG PLUS |
14475 |
1270 |
1474 |
862 |
6,36% |
6,91% |
-13,84% |
47,33% |
7º |
BYD SONG PRO |
2385 |
902 |
1041 |
0 |
4,52% |
4,88% |
-13,35% |
- |
8º |
HONDA ZR-V |
4089 |
770 |
324 |
0 |
3,86% |
1,52% |
137,65% |
- |
9º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
5934 |
501 |
613 |
283 |
2,51% |
2,87% |
-18,27% |
77,03% |
10º |
FORD TERRITORY |
3749 |
435 |
468 |
147 |
2,18% |
2,19% |
-7,05% |
195,92% |
11º |
CHEVROLET EQUINOX |
2299 |
325 |
364 |
377 |
1,63% |
1,71% |
-10,71% |
-13,79% |
12º |
FORD BRONCO SPORT |
1742 |
179 |
223 |
36 |
0,90% |
1,04% |
-19,73% |
397,22% |
13º |
TOYOTA RAV4 |
1777 |
156 |
199 |
56 |
0,78% |
0,93% |
-21,61% |
178,57% |
14º |
BYD YUAN PLUS |
1799 |
151 |
166 |
145 |
0,76% |
0,78% |
-9,04% |
4,14% |
15º |
HONDA CR-V |
1018 |
130 |
110 |
1 |
0,65% |
0,52% |
18,18% |
12900,00% |
16º |
KIA SPORTAGE |
864 |
76 |
112 |
90 |
0,38% |
0,52% |
-32,14% |
-15,56% |
17º |
HYUNDAI KONA |
157 |
28 |
22 |
49 |
0,14% |
0,10% |
27,27% |
-42,86% |
18º |
RENAULT MEGANE E-TECH |
233 |
19 |
50 |
4 |
0,10% |
0,23% |
-62,00% |
375,00% |
19º |
KIA NIRO |
444 |
18 |
50 |
12 |
0,09% |
0,23% |
-64,00% |
50,00% |
20º |
SUBARU FORESTER |
112 |
15 |
0 |
20 |
0,08% |
0,00% |
- |
-25,00% |
21º |
HYUNDAI TUCSON |
115 |
6 |
9 |
96 |
0,03% |
0,04% |
-33,33% |
-93,75% |
22º |
JAC E-JS4 |
15 |
2 |
3 |
6 |
0,01% |
0,01% |
-33,33% |
-66,67% |
23º |
PEUGEOT 3008 |
102 |
2 |
3 |
27 |
0,01% |
0,01% |
-33,33% |
-92,59% |
24º |
SUBARU XV |
16 |
2 |
0 |
1 |
0,01% |
0,00% |
- |
100,00% |
|
|
160458 |
19960 |
21345 |
12950 |
100,00% |
100,00% |
-6,49% |
54,13% |
Avaliação Jeep Commander Overland 1.3 T270 AT6 4x2
Numa disputa acirradíssima pela ponta entre os modelos maiores, o Jeep Commander venceu o Toyota SW4 por apenas 10 unidades (1.517 x 1.507) e chegou à sua 5ª liderança consecutiva, encurtando para menos de 50 unidades a sua desvantagem no acumulado. Em primeiro mês cheio com a versão reestilizada, o Caa Chery Tiggo 8 (1.160) vivenciou seu melhor momento desde agosto de 2023 (1.290).
SUVs / Crossovers III |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
SET/24 |
AGO/24 |
SET/23 |
% SET 24 |
% AGO 24 |
VARIAÇÃO SET/AGO |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
JEEP COMMANDER |
11962 |
1517 |
1673 |
1545 |
30,58% |
38,38% |
-9,32% |
-1,81% |
2º |
TOYOTA SW4 |
12009 |
1507 |
1361 |
1370 |
30,38% |
31,22% |
10,73% |
10,00% |
3º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
6446 |
1160 |
599 |
750 |
23,38% |
13,74% |
93,66% |
54,67% |
4º |
MITSUBISHI PAJERO |
2066 |
348 |
322 |
191 |
7,01% |
7,39% |
8,07% |
82,20% |
5º |
VW TIGUAN |
2490 |
210 |
214 |
1 |
4,23% |
4,91% |
-1,87% |
20900,00% |
6º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
1326 |
163 |
176 |
108 |
3,29% |
4,04% |
-7,39% |
50,93% |
7º |
JEEP WRANGLER |
105 |
32 |
8 |
10 |
0,65% |
0,18% |
300,00% |
220,00% |
8º |
HYUNDAI PALISADE |
17 |
17 |
0 |
0 |
0,34% |
0,00% |
- |
- |
9º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
85 |
7 |
6 |
10 |
0,14% |
0,14% |
16,67% |
-30,00% |
|
|
36506 |
4961 |
4359 |
3985 |
100,00% |
100,00% |
13,81% |
24,49% |
Volvo EX30
Modelos premium: Volvo lidera em duas de três categorias
Entre os modelos premium de entrada, o Volvo EX30 (2.54), embora com retração sobre agosto, alcançou sua 4ª liderança nos últimos cinco meses. Com boa margem sobre o Mercedes GLA (91), o Audi Q3 (179) repetiu o 2º lugar do mês anterior – os dois modelos, vale ressaltar, foram os únicos no top 10 a crescerem. Nº 1 em julho e no ano, o BMW X1 emplacou apenas 28 unidades e foi o 7º.
SUVs / Crossovers Premium I |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
SET/24 |
AGO/24 |
SET/23 |
% SET 24 |
% AGO 24 |
VARIAÇÃO SET/AGO |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
VOLVO EX30 |
2049 |
254 |
314 |
0 |
35,23% |
30,43% |
-19,11% |
- |
2º |
AUDI Q3/RSQ3 |
1796 |
179 |
210 |
164 |
24,83% |
20,35% |
-14,76% |
9,15% |
3º |
MERCEDES-BENZ GLA |
686 |
91 |
97 |
3 |
12,62% |
9,40% |
-6,19% |
2933,33% |
4º |
LAND ROVER EVOQUE |
491 |
57 |
38 |
67 |
7,91% |
3,68% |
50,00% |
-14,93% |
5º |
VOLVO C40 |
628 |
45 |
71 |
65 |
6,24% |
6,88% |
-36,62% |
-30,77% |
6º |
VOLVO XC40 |
671 |
31 |
30 |
75 |
4,30% |
2,91% |
3,33% |
-58,67% |
7º |
BMW X1 |
3078 |
28 |
199 |
367 |
3,88% |
19,28% |
-85,93% |
-92,37% |
8º |
MINI COOPER COUNTRYMAN |
425 |
19 |
42 |
36 |
2,64% |
4,07% |
-54,76% |
-47,22% |
9º |
LEXUS UX |
138 |
8 |
10 |
14 |
1,11% |
0,97% |
-20,00% |
-42,86% |
10º |
MERCEDES-BENZ EQA |
30 |
5 |
5 |
5 |
0,69% |
0,48% |
0,00% |
0,00% |
11º |
BMW IX1 |
274 |
2 |
14 |
0 |
0,28% |
1,36% |
-85,71% |
- |
12º |
KIA EV5 |
4 |
2 |
2 |
0 |
0,28% |
0,19% |
0,00% |
- |
|
|
10270 |
721 |
1032 |
796 |
100,00% |
100,00% |
-30,14% |
-9,42% |
Mesmo sendo o único entre os seis primeiros a perder espaço em relação a 2023, o Volvo XC60 (220) seguiu no topo entre os modelos intermediários, mas desta vez com apenas 25 unidades de vantagem sobre o BMW X3 (195) – em agosto, a diferença havia sido de 147 unidades. Sem vender tanto desde março de 2022 (264), o Mercedes GLB (168), agora com versão mais barata, garantiu presença no pódio. Destaque negativo para o Audi Q5 (83), em queda de quase 60%.
SUVs / Crossovers Premium II |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
SET/24 |
AGO/24 |
SET/23 |
% SET 24 |
% AGO 24 |
VARIAÇÃO SET/AGO |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
VOLVO XC60 |
2250 |
220 |
326 |
271 |
17,31% |
25,73% |
-32,52% |
-18,82% |
2º |
BMW X3 |
1252 |
195 |
179 |
129 |
15,34% |
14,13% |
8,94% |
51,16% |
3º |
MERCEDES-BENZ GLB |
543 |
168 |
42 |
43 |
13,22% |
3,31% |
300,00% |
290,70% |
4º |
BMW X4 |
880 |
130 |
121 |
111 |
10,23% |
9,55% |
7,44% |
17,12% |
5º |
PORSCHE MACAN |
909 |
109 |
88 |
83 |
8,58% |
6,95% |
23,86% |
31,33% |
6º |
LAND ROVER DEFENDER |
645 |
87 |
93 |
72 |
6,85% |
7,34% |
-6,45% |
20,83% |
7º |
AUDI Q5/SQ5 |
1047 |
83 |
124 |
200 |
6,53% |
9,79% |
-33,06% |
-58,50% |
8º |
LAND ROVER DISCOVERY SPORT |
765 |
76 |
88 |
161 |
5,98% |
6,95% |
-13,64% |
-52,80% |
9º |
MERCEDES-BENZ GLC |
604 |
75 |
70 |
44 |
5,90% |
5,52% |
7,14% |
70,45% |
10º |
LEXUS NX |
396 |
49 |
56 |
35 |
3,86% |
4,42% |
-12,50% |
40,00% |
11º |
JAGUAR F-PACE |
157 |
22 |
7 |
15 |
1,73% |
0,55% |
214,29% |
46,67% |
12º |
BMW IX3 |
128 |
19 |
10 |
9 |
1,49% |
0,79% |
90,00% |
111,11% |
13º |
FORD MUSTANG MACH E |
116 |
14 |
37 |
0 |
1,10% |
2,92% |
-62,16% |
- |
14º |
LAND ROVER VELAR |
251 |
13 |
11 |
37 |
1,02% |
0,87% |
18,18% |
-64,86% |
15º |
BYD TAN |
169 |
6 |
14 |
19 |
0,47% |
1,10% |
-57,14% |
-68,42% |
16º |
MERCEDES-BENZ EQB |
19 |
4 |
1 |
2 |
0,31% |
0,08% |
300,00% |
100,00% |
17º |
JAGUAR I-PACE |
3 |
1 |
0 |
0 |
0,08% |
0,00% |
- |
- |
|
|
10134 |
1271 |
1267 |
1231 |
100,00% |
100,00% |
0,32% |
3,25% |
Com avanço de quase 150%, o Porsche Cayenne (167) liderou entre os modelos mais sofisticados com mais do que o dobro de emplacamentos de um Mercedes GLE (82). Vice-líder em 2024, o Volvo XC90 (64) completou o pódio em queda de mais de 26%. Destaque para o elétrico BMW IX (43) no top 5 com o seu melhor desempenho no ano.
SUVs / Crossovers Premium III |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
SET/24 |
AGO/24 |
SET/23 |
% SET 24 |
% AGO 24 |
VARIAÇÃO SET/AGO |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
PORSCHE CAYENNE |
1337 |
167 |
155 |
67 |
32,18% |
26,27% |
7,74% |
149,25% |
2º |
MERCEDES-BENZ GLE |
655 |
82 |
39 |
10 |
15,80% |
6,61% |
110,26% |
720,00% |
3º |
VOLVO XC90 |
847 |
64 |
106 |
87 |
12,33% |
17,97% |
-39,62% |
-26,44% |
4º |
LAND ROVER RANGE ROVER / SPORT |
658 |
59 |
74 |
77 |
11,37% |
12,54% |
-20,27% |
-23,38% |
5º |
BMW IX |
171 |
43 |
42 |
10 |
8,29% |
7,12% |
2,38% |
330,00% |
6º |
LAND ROVER DISCOVERY |
449 |
31 |
36 |
42 |
5,97% |
6,10% |
-13,89% |
-26,19% |
7º |
BMW X6 |
641 |
23 |
59 |
115 |
4,43% |
10,00% |
-61,02% |
-80,00% |
8º |
BMW X5 |
446 |
22 |
26 |
178 |
4,24% |
4,41% |
-15,38% |
-87,64% |
9º |
AUDI Q8 |
156 |
13 |
26 |
37 |
2,50% |
4,41% |
-50,00% |
-64,86% |
10º |
MERCEDES-BENZ GLS |
39 |
5 |
4 |
4 |
0,96% |
0,68% |
25,00% |
25,00% |
11º |
BMW X7 |
113 |
4 |
11 |
0 |
0,77% |
1,86% |
-63,64% |
- |
12º |
AUDI Q7 |
72 |
2 |
7 |
7 |
0,39% |
1,19% |
-71,43% |
-71,43% |
13º |
MERCEDES-BENZ CLASSE G |
118 |
2 |
2 |
7 |
0,39% |
0,34% |
0,00% |
-71,43% |
14º |
LAMBORGHINI URUS |
18 |
1 |
1 |
2 |
0,19% |
0,17% |
0,00% |
-50,00% |
15º |
MERCEDES-BENZ EQE SUV |
16 |
1 |
2 |
0 |
0,19% |
0,34% |
-50,00% |
- |
5736 |
519 |
590 |
643 |
100,00% |
100,00% |
-12,03% |
-19,28% |
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda ZR-V une o que mais importa: segurança, elegância e experiência
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
Comparativo Honda ZR-V Touring vs. VW Taos Highline: a segunda turma
O futuro da Honda ainda será híbrido, pelo menos até 2030
Teste Honda ZR-V Touring 2024: É justo chamá-lo de SUV do Civic?
Motor1.com Podcast #275: Os lançamentos mais esperados de 2025
Honda ZR-V não consegue nota máxima de crash testes no Euro NCAP