Após a Volkswagen confirmar que voltará a oferecer o Golf GTI no Brasil a partir de 2025, a expectativa pelo modelo voltou a crescer. Ainda mais considerando que, globalmente, o icônico hatch da marca está completando 50 anos de comercialização sendo um dos veículos mais vendidos do mundo.
Enquanto esperamos o Golf GTI MK8,5 (oitava geração com facelift) voltar em algum momento do ano que vem, a Volkswagen deu um jeito de celebrar as cinco décadas de vida do carro com uma solução, digamos, bem tupiniquim. O Golf de quarta geração foi o primeiro a ser fabricado no Brasil, mas, quando a quinta geração chegou na Europa, recebemos uma atualização visual da quarta apenas. Uma nova geração de fato chegou anos depois, com o hatch já em sua sétima geração.
A Garagem VW é o acervo oficial de carros clássicos da montadora e fica instalado na fábrica Anchieta, São Bernardo do Campo (SP). A linha de montagem em si já é de grande relevância histórica para a marca, pois foi a primeira instalada fora da Alemanha, país sede da Volkswagen.
O acervo acaba de ganhar mais um integrante: um Golf GTI MK4,5. O exemplar pintado na cor Preto Magic foi produzido em 2008. Para ser exposto ao lado dos demais clássicos VW, ele passou por um processo de restauração que durou seis meses e incluiu a desmontagem e limpeza do conjunto motor e câmbio, troca de óleo e filtros, troca de componentes de suspensão, micro pintura em regiões externas da carroceria, além da revitalização de bancos e plásticos internos.
Volkswagen Golf MK4,5 é incorporado ao acervo da Garagem Volkswagen
Equipado com um motor 1.8 Turbo, ele ganhou mais pressão no turbocompressor. Houve aumento de torque e potência do carro quando abastecido com gasolina de alta octanagem. A potência saltou dos originais 180 cv para 193 cv e o torque subiu de 23,9 kgfm para 25,4 kgfm. De fábrica, o Golf GTI dessa safra acelerava de zero a 100 km/h em 7,5 segundos e alcança velocidade máxima de 231 km/h. A versão GTI do Golf MK4,5 oferecia duas opções de transmissão: manual de cinco marchas e automática Tiptronic, também de cinco marchas.
Nesta geração, o GTI trazia, de série, um pacote de equipamentos que incluía direção hidráulica, vidros e travas elétricas, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, faróis com iluminação “Cool Blue”, retrovisores com o pisca integrado, porta-óculos, alarme anti-furto e rastreador via satélite.
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