Números relacionados às vendas do terceiro trimestre deste ano nos Estados Unidos revelam que o desempenho comercial das marcas Chrysler, Dodge, Fiat e Alfa Romeo continua gerando preocupações dentro da Stellantis. A queda registrada nos meses de julho, agosto e setembro foi tão representativa que, mesmo somadas, as quatro fabricantes venderam menos do que veículos sozinhos de outros empresas.
É o caso, por exemplo, do Hyundai Tucson. O SUV médio emplacou no terceiro trimestre aproximadamente 53.801 unidades e teve desempenho superior à soma dos emplacamentos das quatro marcas da Stellantis (cerca de 51.406 veículos).
No caso da Chyrsler, a queda registrada no trimestre foi de significativos 47%. Com apenas um veículo no portfólio - a minivan Pacifica - a marca vendeu apenas 22.482 unidades e sentiu o baque do fim de linha do sedã 300C e da ausência de mais opções para compor a gama. Até o final do ano, a empresa promete melhorar os números com a oferta da Voyager (que na prática será uma Pacifica com preços mais em conta e visual pré-facelift).
Dodge Hornet
Na Dodge, o recuo de 43% também foi bastante representativo. Ao todo, a marca comercializou 26.559 veículos e, assim como a Chrysler, sentiu diretamente os impactos do line-up reduzido. Os modelos Charger e Challenger foram recentemente descontinuados e ainda não foram substituídos nas lojas pelo Charger Daytona. Com isso, o cliente tem como únicas opções os SUVs Hornet e Durango.
Fiat 500X
Por sua vez, as concessionárias norte-americanas da Fiat venderam apenas 316 veículos nos últimos três meses. Por lá, a marca vende apenas o crossover 500X (já bastante envelhecido diante da concorrência) e o pequeno 500e (totalmente elétrico).
Por fim, a Alfa Romeo vendeu 2.049 veículos no mesmo período e também está com desempenho aquém do esperado. Para efeito de comparação, o Chevrolet Camaro, mesmo fora de linha desde janeiro, conseguiu vender mais que o sedã Giulia no trimestre. O portfólio local da marca conta ainda com os modelos Tonale e Stelvio.
Alfa Romeo Stelvio
Em carta abertura enviada recentemente ao CEO Carlos Tavares, o conselho que reúne donos de concessionárias Stellantis dos EUA reclamou da queda contínua das vendas do grupo no país. A entidade acusou o chefão de ser o responsável pela "rápida degradação" das marcas Jeep, Ram, Dodge e Chrysler. O executivo tem contrato com a empresa até janeiro de 2026, mas rumores recentes indicam que um possível substituto já está sendo procurado pela Stellantis.
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