Nova geração Fiat Fastback será baseada no Panda europeu; veja projeção
Novo SUV-cupê ganhará alcance comercial global para ser vendido tanto no Brasil quanto em mercados da Europa
Iniciada com o lançamento da nova geração do Panda na Europa, a estratégia de renovação traçada pela Fiat para seus modelos terá continuidade em breve com a chegada de mais novidades. É o caso da próxima geração do Fastback, que já está em acelerado desenvolvimento e promete importantes avanços técnicos e de design na comparação com o carro atual.
A própria Fiat, inclusive, já deu detalhes de como será a nova geração. Em fevereiro, a marca apresentou uma série de conceitos para adiantar os caminhos estéticos de seus próximos lançamentos e, entre eles, revelou um curioso cross-cupê. O protótipo antecipava justamente as linhas da nova geração do Fastback e já indicava que o modelo, hoje produzido apenas no Brasil, passará a ter alcance comercial global.
Novo Fiat Panda: imagens da nova gama de entrada
Posteriormente, em julho, a Fiat novamente adiantou detalhes sobre o projeto através da divulgação de vídeo institucional com imagens propositalmente borradas. Na ocasião, o Fastback apareceu já em versão de produção ao lado do Giga Panda (cotado como nova geração do Pulse no Brasil). Foi possível notar que o cupê terá carroceria com maior nível de harmonia entre os volumes e linhas diretamente derivadas do conceito apresentado em fevereiro.
A dianteira terá capô alto e plano, além de faróis com assinatura luminosa exclusiva e LEDs intercalados. Outro destaque será o logotipo iluminado (nova tendência de design da indústria), conforme adiantado pela projeção do site Motor.es. Já na traseira, as lanternas terão posição elevada na tampa e a placa de identificação descerá para o para-choque.
Logotipo iluminado será destaque na dianteira
Estruturalmente, o próximo Fastback adotará a plataforma Smart Car do grupo Stellantis - a mesma já usada pelos modelos Citroën (C3, C3 Aircross e Basalt), Opel (Frontera) e pelo próprio Grande Panda europeu. A base substituirá a arquitetura MLA usada atualmente no Brasil e renderá avanços técnicos e dinâmicos importantes, incluindo aplicação de conjuntos tradicionais, híbridos ou totalmente elétricos.
Traseira do novo Fastback
Na Europa, o lançamento do Fastback e do Giga Panda está programado para meados de 2025. Já no Brasil, a chegada da dupla deverá acontecer em 2026 e será viabilizada através do investimento de R$ 14 bilhões que a Stellantis aplicará na fábrica de Betim (MG). No ano passado, a Fiat declarou que deverá unificar as linhas da Europa e do Brasil como forma de melhorar os índices de rentabilidade e acabar com o atual regionalismo. A conferir.
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Fonte: Motor.es
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