Novo Ford Expedition 2025 tem painel panorâmico e console que recua por botão
Baseado na plataforma da F-150, SUV grandalhão briga com Chevrolet Suburban, Jeep Wagoneer e Toyota Sequoia
A Ford acaba de oficializar nos Estados Unidos o lançamento do renovado Expedition 2025. Representante da marca no segmento de SUVs grandes desde 1996, o modelo estreia com status de nova geração (embora seja na verdade uma reestilização profunda) e a missão de encarar rivais como Chevrolet Suburban, Jeep Wagoneer e Toyota Sequoia. Tecnologia, design e conforto foram os aspectos mais trabalhados da renovação.
Em termos dimensionais, o Expedition 2025 mede 5.331 mm de comprimento, 2.032 mm de largura e 1.941 mm de altura, além de 3.112 mm de distância entre-eixos. Há ainda uma versão alongada, batizada de Max, que mede significativos 5.631 mm de comprimento e possui 3.343 mm de entre-eixos. Na versão estreante Tremor, com foco no off-road a altura em relação ao solo é de 269 mm.
Ford Expedition 2025
No visual, a frente foi totalmente reformulada e agora exibe aparência bem mais robusta. O nome do modelo passa a ser gravado na borda do capô e, logo abaixo, a grade recebe acabamento específico de acordo com cada versão. Destaque ainda para os faróis, com novo formato, e as luzes diurnas de LED que avançam sobre o para-choque. Na traseira, as lanternas também foram redesenhadas e a tampa do porta-malas tem pintura específica dependendo da versão.
A abertura é realizada em duas partes e, no caso da inferior, é possível usar a peça como banco ou apoio (suporta até 227 kg, segundo a Ford). O compartimento de carga possui ainda tomadas para carregamento de smartphones e suporte que pode ser transformado em mesa de serviço.
No interior, destaque para o console elétrico que pode deslizar para trás em até 20 cm para criar espaço de armazenamento adicional entre os bancos dianteiros. Nas versões mais caras, o Expedition 2025 conta com uma chamativa tela panorâmica de 24 polegadas posicionada horizontalmente e que reúne as funções do painel de instrumentos. Logo abaixo, em uma tela separada, funciona o sistema entretenimento. Por fim, os encostos de cabeça dianteiros possuem suportes para smartphones ou tablets.
Mecanicamente, são oferecidas duas opções de motorização. Nas versões Active, King Ranch e Platinum, o propulsor 3.5 V6 EcoBoost desenvolve 406 cv de potência e 66,3 kgfm de torque. Já a versão Tremor tem uma versão própria deste mesmo motor, com 446 cv e 70,4 kgfm de força. A transmissão é sempre automático de 10 marchas, com tração traseira ou integral. A plataforma do Expedition, vale lembrar, é compartilhada com a picape F-150.
Nos EUA, as vendas serão iniciadas no final do mês e as primeiras entregas acontecerão no ano que vem.
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