O dia em que a BMW fez uma M3 picape
Na década de 1980, a divisão esportiva da fabricante bávara resolveu cortar um modelo inicialmente destinado a transportar componentes
Estamos na década de 1980 e os engenheiros da marca bávara precisam de uma maneira de carregar componentes dentro da fábrica, mas uma station-wagon e o sedan do pequeno Série 3 não era o suficiente, então assim nasceu a ideia de cortarem um M3.
Como ponto de partida para esse projeto especial, os engenheiros escolheram E30 de 2 portas, cuja extremidade traseira foi cortada e, em seu lugar, foi criado um compartimento de carga revestido de alumínio. Pense em algo como uma super-Saveiro.
Picape BMW M3
Assim nasceu a primeira picape M3, um conceito de corrida usado por muito tempo em shows e exposições, mas que nunca saiu dos portões da sede da BMW Motorsport em Garching, perto de Munique.
Um carro esportivo de carga
O projeto da picape BMW M3 é baseado em um exemplar de 2 portas do sedã bávaro não-M, um detalhe que pode ser visto desde o início pela ausência dos paralamas alargados típicos de modelos esportivos, tanto atuais quanto antigos.
A mecânica, por outro lado, é diferente. Sob o capô, um motor genuíno da divisão M foi instalado desde o início, ou seja, o 2.0 de 192 cv dos M3s vendidos na Itália e em Portugal, onde a tributação do deslocamento tornou essa solução preferível ao 2.3 S14 de aproximadamente 200 cv (instalado posteriormente, no entanto).
Picape BMW M3, o motor
Mas qual era o objetivo desse projeto especial? De acordo com várias explicações dadas pela empresa nos últimos 30 anos, os engenheiros acharam que seria uma ótima maneira de transportar componentes e peças dentro da fábrica da divisão esportiva.
Picape BMW M3, o interior
Houve um herdeiro
Em 2012, depois de 26 anos "trabalhando na fábrica" para testes e experimentos, o protótipo foi aposentado, dando lugar, filosoficamente, à nova picape BMW M3, dessa vez baseada no E92 apresentado em 2011.
Este último foi usado pelo fabricante bávaro para dar várias voltas em Nurburgring, sem camuflagem, para ver as reações do público e dos fãs numa das brincadeiras que as montadoras costumam fazer durante o dia 1º de abril, conhecido como dia da mentira.
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