Aproximadamente 10 anos depois do lançamento do P1, a McLaren parece finalmente próxima de apresentar ao mercado um sucessor à altura. Em vídeo publicado recentemente nas redes sociais, a marca despertou a curiosidade dos fãs ao colher depoimentos de funcionários para enaltecer seus modelos tipo "1" (nomeadamente o F1 e o próprio P1). Ao final, sugeriu o dia 6 de outubro como data especial de importante estreia.

Apesar do mistério, todos os rumores apontam para evento relacionado à apresentação de seus novo hipercarro, seja o modo completo ou seja somente uma prévia. No início do ano, a McLaren revelou o modelo (que atende pelo codinome P18) para revendedores e convidados selecionados. Segundo rumores, o bólido terá motor V8 com conjunto híbrido associado para substituir o atual V8 biturbo e ostentará ainda elementos da nova linguagem visual da marca.

DNA de design da McLaren

DNA de design da McLaren

Nesse aspecto, tudo indica que a McLaren evoluirá a filosofia já conhecida ao misturar elementos atuais com traços clássicos dos primeiros modelos da marca. Na dianteira, os novos modelos da marca continuarão a apresentar porção frontal baixa e detalhes simétricos distintos. De perfil, as novas linhas serão mais nítidas e definidas, com destaque para as linhas das portas (as dobras ficarão mais profundas e criarão protuberância no para-lama dianteiro bem mais pronunciada).

DNA de design da McLaren

Além disso, o teto será mais plano e fluirá mais suavemente para a parte traseira. No geral, os novos McLaren também acentuarão medidas na largura e passarão impressão de menor altura graças à adoção de elementos de design orientados horizontalmente – incluindo difusores e outras peças aerodinâmicas.

Nova filosofia de design também será aplicada na cabine. Nesse ponto, os novos superesportivos apresentarão cockpits “envolventes” e que prometem passam aos ocupantes mais sensação de espaço e conforto.

McLaren P1

McLaren P1

As expectativas em torno do sucessor do P1 são grandes, principalmente por conta da reputação conquistada pelo modelo nesses últimos 10 anos. O P1, ao lado do Porsche 918 Spyder e da Ferrari LaFerrari, formam a chamada "Santíssima Trindade" do mercado de hipercarros. Com mais de 900 cv de potência, suspensão hidráulica reticulada inteligente e aerodinâmica ativa, o modelo é considerado até hoje um dos carros mais rápidos do mundo. 

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE:

Envie seu flagra! flagra@motor1.com