Reduzido ao Jimny e seu variado leque de versões, o portfólio de veículos da Suzuki no Brasil poderá ser ampliado em breve com o lançamento de mais modelos. A informação foi antecipada pelo CEO da HPE Automotores, Mauro Correia, em bate-papo durante o Motor1.com Podcast. A empresa representa nacionalmente a fabricante japonesa e discute com a matriz quais opções podem ser lançadas por aqui para ampliar a gama.
Segundo Correia, executivos do Japão virão ao Brasil ainda neste mês de setembro para dar seguimento às discussões que já está sendo tocadas. "Estamos discutindo, não há nada fechado ainda, mas estamos analisando algumas opções", disse. Questionado sobre a possibilidade de lançamento do Swift, já vendido no Brasil em outras ocasiões, o executivo disse: "pode ser uma opção, precisamos discutir com eles [matriz]".
O Swift foi recentemente lançado em nova geração e já está sendo vendido em mercados da Ásia e da Europa. Na comparação com o modelo anterior, a dianteira agora exibe capô alto e com recorte arredondado, enquanto os faróis estão em posição ligeiramente mais baixa. O logotipo da Suzuki agora fica fora da grade, enquanto o para-choque recebe vincos mais destacados. Na traseira, as lanternas exibem iluminação formada por LEDs e vincos mais fortes na tampa do porta-malas.
Caso venha de fato ao Brasil, o novo Swift será posicionado como carro de nicho e com foco voltado para design e eletrificação, já que as versões híbridas ganharam força nesta nova geração. Não há intenção de concorrer no mercado de massa, disse Correia.
O executivo também mencionou a variedade de opções da Suzuki no mercado internacional, em especial na Índia. "A Suzuki tem um portfólio muito interessante e muitos carros produzidos na Índia", disse, fazendo referência ao principal mercado global da marca na atualidade. Por lá, a empresa lançou recentemente o Fronx, que atua no segmento de SUVs de entrada e tem porte semelhante ao de modelos como Fiat Pulse e Renault Kardian.
Fronx é um dos vários SUVs da Suzuki na Índia
Na época do lançamento, em 2023, a HPE Automotores disse que estava em tratativas com a Suzuki global para comercializar o modelo por aqui. Com a nova rodada de discussões agora em setembro, pode ser que a oferta nacional do Fronx volte à pauta. Na Índia, o crossver tem motores 1.0 turbo de 3 cilindros a gasolina com 100 cv de potência e 15 kgfm de torque, bem como 1.2 aspirado de 4 cilindros com potência de 90 cv e torque de 11,5 kgfm.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Suzuki fez um sedã de R$ 45 mil que tira nota máxima em segurança
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Suzuki Jimny vira picape em projeção com porte de Montana e design retrô
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Suzuki solta pistas e diz que versão picape do Jimny pode ser lançada
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Suzuki Jimny 2025: projeção sugere visual inspirado no Ford Bronco