As picapes seguem mostrando força no mercado nacional. Segundo os números oficiais da Fenabrave, em agosto o segmento emplacou 46.431 unidades, quase 21% dos 223.196 veículos registrados no período. Em relação a agosto de 2023 (38.266), o crescimento foi de mais de 21%. Quando comparado ao resultado de julho (43.548), a evolução foi de pouco mais de 6,6%.
Os destaques absolutos do mês passado vieram de Fiat e VW. Com 16.423 unidades, a Strada jamais havia vendido tanto desde o seu lançamento em 1998 - foram quase 7,5% de todos os veículos comercializados no Brasil. Adversária mais próxima entre os modelos menores, a VW Saveiro (5.519) teve o seu mês mais expressivo desde julho de 2015 (5.683).
Picapes Pequenas |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
AGO/24 |
JUL/24 |
AGO/23 |
% AGO 24 |
% JUL 24 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
FIAT STRADA |
87215 |
16423 |
14192 |
12869 |
74,85% |
76,40% |
15,72% |
27,62% |
2º |
VW SAVEIRO |
34381 |
5519 |
4385 |
4593 |
25,15% |
23,60% |
25,86% |
20,16% |
|
|
121596 |
21942 |
18577 |
17462 |
100,00% |
100,00% |
18,11% |
25,66% |
Na disputa entre os modelos intermediários, a Fiat Toro ultrapassou a casa das 5 mil unidades pelo 2º mês seguido (5.549), uma vantagem superior a 3 mil unidades em relação à Chevrolet Montana (2.362) e à Ram Rampage (2.059). Atrás da Renault Oroch (970), a Ford Maverick (501) registrou seu novo recorde de vendas.
Ram Rampage R/T 2024 em movimento
Picapes Intermediárias |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
AGO/24 |
JUL/24 |
AGO/23 |
% AGO 24 |
% JUL 24 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
FIAT TORO |
34402 |
5549 |
5647 |
4639 |
48,50% |
48,92% |
-1,74% |
19,62% |
2º |
CHEVROLET MONTANA |
17736 |
2362 |
2370 |
2884 |
20,65% |
20,53% |
-0,34% |
-18,10% |
3º |
RAM RAMPAGE |
15569 |
2059 |
2136 |
175 |
18,00% |
18,50% |
-3,60% |
1076,57% |
4º |
RENAULT OROCH |
8279 |
970 |
1081 |
1395 |
8,48% |
9,36% |
-10,27% |
-30,47% |
5º |
FORD MAVERICK |
2247 |
501 |
309 |
153 |
4,38% |
2,68% |
62,14% |
227,45% |
|
|
78233 |
11441 |
11543 |
9246 |
100,00% |
100,00% |
-0,88% |
23,74% |
Praticamente estável em relação a julho entre as picapes médias, a Toyota Hilux (4.730) manteve quase 2 mil unidades de vantagem sobre uma Ford Ranger (2.782) que cresceu mais de 50% frente a 2023 e já abre vantagem no acumulado do ano pela vice-liderança. Com evolução discreta, a Chevrolet S10 (2.098) completou o pódio.
Da 4ª posição em diante, nenhuma representante conseguiu superar as mil unidades. Em queda nos últimos doze meses, a Mitsubishi L200 (934) viu a aproximação da Nissan Frontier (857). Ainda bastante discreta, a Fiat Titano (690) só ficou à frente de uma VW Amarok (479) em momento de transição com a chegada da linha 2025 reestilizada e da JAC IEV-330P (1).
FORD RANGER 3.0 V6 XLS 4X4 2024
Picapes Médias |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
AGO/24 |
JUL/24 |
AGO/23 |
% AGO 24 |
% JUL 24 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
TOYOTA HILUX |
31776 |
4730 |
4757 |
4435 |
37,63% |
37,39% |
-0,57% |
6,65% |
2º |
FORD RANGER |
18234 |
2782 |
2685 |
1824 |
22,13% |
21,11% |
3,61% |
52,52% |
3º |
CHEVROLET S10 |
16451 |
2098 |
1993 |
2037 |
16,69% |
15,67% |
5,27% |
2,99% |
4º |
MITSUBISHI L200 |
7504 |
934 |
1065 |
1004 |
7,43% |
8,37% |
-12,30% |
-6,97% |
5º |
NISSAN FRONTIER |
6983 |
857 |
801 |
803 |
6,82% |
6,30% |
6,99% |
6,72% |
6º |
FIAT TITANO |
2434 |
690 |
714 |
0 |
5,49% |
5,61% |
-3,36% |
- |
7º |
VW AMAROK |
3584 |
479 |
707 |
554 |
3,81% |
5,56% |
-32,25% |
-13,54% |
8º |
JAC IEV-330P |
5 |
1 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
|
|
86971 |
12571 |
12722 |
10657 |
100,00% |
100,00% |
-1,19% |
17,96% |
Já entre as picapes grandes, a Silverado (57) impediu um top 4 exclusivo da RAM, com a 2500 (147) novamente à frente. Vale ressaltar que a Chevrolet foi a única do ranking com evolução nas vendas. Destaque negativo para as 39 unidades da RAM Classic, queda superior a 68% na comparação com julho. Sexta, a Ford F150 (14) teve o seu resultado mais fraco no ano.
Chevrolet Silverado High Country (BR)
Picapes Grandes |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
AGO/24 |
JUL/24 |
AGO/23 |
% AGO 24 |
% JUL 24 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
RAM 2500 |
1093 |
147 |
209 |
255 |
30,82% |
29,60% |
-29,67% |
-42,35% |
2º |
RAM 3500 |
1122 |
126 |
138 |
202 |
26,42% |
19,55% |
-8,70% |
-37,62% |
3º |
RAM 1500 |
1066 |
93 |
149 |
146 |
19,50% |
21,10% |
-37,58% |
-36,30% |
4º |
CHEVROLET SILVERADO |
977 |
57 |
69 |
1 |
11,95% |
9,77% |
-17,39% |
5600,00% |
5º |
RAM CLASSIC |
1098 |
39 |
122 |
209 |
8,18% |
17,28% |
-68,03% |
-81,34% |
6º |
FORD F150 |
290 |
14 |
18 |
87 |
2,94% |
2,55% |
-22,22% |
-83,91% |
7º |
GMC SIERRA |
8 |
1 |
1 |
1 |
0,21% |
0,14% |
0,00% |
0,00% |
5654 |
477 |
706 |
901 |
100,00% |
100,00% |
-32,44% |
-47,06% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Strada líder e Kardian em alta: veja os carros mais vendidos em setembro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Quais foram os 25 carros mais vendidos do Brasil em setembro até agora?
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Vendas em agosto: Caoa Chery Tiggo 7 passa Jeep Compass e Strada lidera