Praticamente empatadas com o varejo, as vendas diretas foram responsáveis por 49,8% dos 223.196 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em agosto de acordo com os números da Fenabrave. Com 28,64% de participação, a Fiat completou 13 meses seguidos na liderança entre as montadoras, com a Volkswagen (20,88%) e a Chevrolet (12,87%) completando o pódio. A Hyundai (7,65%) foi a 4ª, com Toyota e Renault dividindo a 5ª posição com 6,84% cada.
Os seis primeiros colocados no ranking de automóveis foram hatches, com o VW Polo (9.813) bem à frente dos demais – Fiat Argo e Chevrolet Onix vieram em seguida, com menos de 300 unidades separando ambos (5.224 x 4.979). Atrás do Hyundai HB20 (4.361), o Renault Kwid (4.091) teve quase 90% de suas unidades dependentes da modalidade, algo incomum nos últimos anos.
Volkswagen T-Cross 200 TSI
Dominantes no varejo, os SUVs e crossovers tiveram apenas o VW T-Cross (3.674) entre os dez primeiros. Chevrolet Onix Plus (3.098) e Fiat Cronos (2.604) representaram os sedãs no pelotão superior. Apenas três modelos tiveram menos de 10% de seus registros fora do varejo: BYD Song Plus (137) e os Honda City (113) e City Hatch (89). Em situação oposta, todos os Volvo EX30 (314) foram comercializados através de vendas diretas.
Veículos de passeio
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | AGO.24 (A) |
1º | VW POLO | 9.813 | 68,75% | 14.274 |
2º | FIAT ARGO | 5.224 | 67,25% | 7.768 |
3º | CHEVROLET ONIX | 4.979 | 55,21% | 9.018 |
4º | HYUNDAI HB20 | 4.361 | 61,40% | 7.103 |
5º | RENAULT KWID | 4.091 | 88,51% | 4.622 |
6º | FIAT MOBI | 3.899 | 81,72% | 4.771 |
7º | VW T-CROSS | 3.674 | 51,62% | 7.118 |
8º | CHEVROLET ONIX PLUS | 3.098 | 63,97% | 4.843 |
9º | HYUNDAI HB20S | 2.649 | 73,75% | 3.592 |
10º | FIAT CRONOS | 2.604 | 69,27% | 3.759 |
11º | NISSAN KICKS | 2.600 | 48,55% | 5.355 |
12º | JEEP RENEGADE | 2.134 | 38,68% | 5.517 |
13º | TOYOTA YARIS SEDAN | 1.958 | 83,43% | 2.347 |
14º | CHEVROLET SPIN | 1.848 | 70,16% | 2.634 |
15º | VW VIRTUS | 1.791 | 61,21% | 2.926 |
16º | CHEVROLET TRACKER | 1.623 | 25,30% | 6.416 |
17º | VW NIVUS | 1.590 | 35,67% | 4.458 |
18º | FIAT PULSE | 1.566 | 44,06% | 3.554 |
19º | JEEP COMPASS | 1.486 | 37,10% | 4.005 |
20º | HYUNDAI CRETA | 1.466 | 24,59% | 5.962 |
21º | FIAT FASTBACK | 1.302 | 29,54% | 4.408 |
22º | TOYOTA COROLLA CROSS | 1.158 | 26,82% | 4.318 |
23º | TOYOTA COROLLA | 971 | 27,62% | 3.515 |
24º | CITROËN C3 | 909 | 47,87% | 1.899 |
25º | TOYOTA YARIS HATCH | 828 | 34,62% | 2.392 |
26º | JEEP COMMANDER | 707 | 42,26% | 1.673 |
27º | VW TAOS | 653 | 39,24% | 1.664 |
28º | HONDA HR-V | 586 | 12,90% | 4.542 |
29º | NISSAN VERSA | 516 | 59,45% | 868 |
30º | GWM HAVAL H6 | 474 | 22,44% | 2.112 |
31º | RENAULT DUSTER | 460 | 45,14% | 1.019 |
32º | PEUGEOT 208 | 450 | 23,51% | 1.914 |
33º | RENAULT KARDIAN | 432 | 19,09% | 2.263 |
34º | CITROËN C3 AIRCROSS | 410 | 39,08% | 1.049 |
35º | RENAULT LOGAN | 369 | 98,93% | 373 |
36º | RENAULT SANDERO | 356 | 87,68% | 406 |
37º | PEUGEOT 2008 | 353 | 96,98% | 364 |
38º | VOLVO XC60 | 325 | 99,69% | 326 |
39º | VOLVO EX30 | 314 | 100,00% | 314 |
40º | NISSAN SENTRA | 280 | 57,73% | 485 |
41º | BYD DOLPHIN MINI | 277 | 12,05% | 2.298 |
42º | MITSUBISHI PAJERO | 252 | 78,26% | 322 |
43º | FORD TERRITORY | 211 | 44,99% | 469 |
44º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 182 | 25,38% | 717 |
45º | BYD SONG PLUS | 137 | 5,45% | 2.516 |
46º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 131 | 74,43% | 176 |
47º | CHEVROLET EQUINOX | 128 | 35,16% | 364 |
48º | HONDA CITY | 113 | 6,40% | 1.767 |
49º | VOLVO XC90 | 105 | 99,06% | 106 |
50º | HONDA CITY HATCH | 89 | 5,77% | 1.543 |
Na disputa entre os comerciais leves, a Fiat Strada (11.100) foi novamente a campeã geral da modalidade, emplacando mais do que o dobro da rival VW Saveiro (5.160), esta última muito mais dependente das vendas diretas. Assim como em julho, a Ford Ranger (1.078) teve menor participação na modalidade do que a Toyota Hilux (2.613), 4ª colocada.
Comerciais leves
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | AGO.24 (A) |
1º | FIAT STRADA | 11.100 | 67,59% | 16.423 |
2º | VW SAVEIRO | 5.160 | 93,50% | 5.519 |
3º | FIAT TORO | 3.293 | 59,34% | 5.549 |
4º | TOYOTA HILUX | 2.613 | 55,24% | 4.730 |
5º | FIAT FIORINO | 1.695 | 91,33% | 1.856 |
6º | CHEVROLET S10 | 1.470 | 70,07% | 2.098 |
7º | FORD RANGER | 1.078 | 38,75% | 2.782 |
8º | RAM RAMPAGE | 1.054 | 51,19% | 2.059 |
9º | CHEVROLET MONTANA | 1.003 | 42,46% | 2.362 |
10º | RENAULT OROCH | 830 | 85,57% | 970 |
11º | RENAULT MASTER | 816 | 79,84% | 1.022 |
12º | NISSAN FRONTIER | 770 | 89,85% | 857 |
13º | MITSUBISHI L200 | 562 | 60,17% | 934 |
14º | FIAT TITANO | 522 | 75,65% | 690 |
15º | FIAT SCUDO | 507 | 96,20% | 527 |
16º | VW AMAROK | 457 | 95,41% | 479 |
17º | FORD TRANSIT | 282 | 83,68% | 337 |
18º | RENAULT KANGOO | 186 | 98,94% | 188 |
19º | FORD MAVERICK | 147 | 29,34% | 501 |
20º | RAM 2500 | 104 | 70,75% | 147 |
21º | FIAT DUCATO | 93 | 73,23% | 127 |
22º | VW / MAN EXPRESS | 72 | 45,57% | 158 |
23º | RAM 3500 | 58 | 46,03% | 126 |
24º | PEUGEOT PARTNER | 31 | 50,82% | 61 |
25º | PEUGEOT EXPERT | 29 | 28,43% | 102 |
26º | HYUNDAI HR | 17 | 6,61% | 257 |
27º | KIA K2500 | 17 | 5,11% | 333 |
28º | CITROËN JUMPER | 9 | 31,03% | 29 |
29º | CITROËN JUMPY | 7 | 11,67% | 60 |
30º | RAM 1500 | 7 | 7,53% | 93 |
31º | RAM CLASSIC | 5 | 12,82% | 39 |
32º | FORD F150 | 4 | 28,57% | 14 |
33º | PEUGEOT BOXER | 4 | 26,67% | 15 |
34º | RENAULT KWID | 4 | 100,00% | 4 |
35º | CHEVROLET SILVERADO | 2 | 3,51% | 57 |
36º | RENAULT KANGOO E-TECH | 2 | 50,00% | 4 |
37º | BYD T3 | 1 | 100,00% | 1 |
38º | CHEVROLET D20 | 1 | 100,00% | 1 |
39º | FORD F1000 | 1 | 100,00% | 1 |
40º | GMC SIERRA | 1 | 100,00% | 1 |
41º | JAC IEV330P | 1 | 100,00% | 1 |
42º | TOYOTA BANDEIRANTE | 1 | 100,00% | 1 |