Antecipada pelo conceito Niágara em 2023, a tão falada picape intermediária que a Renault prepara para suceder a Oroch parece finalmente próxima de sair do papel. Prova disso veio do próprio chefão da marca na Argentina, Pablo Sibilla, que confirmou para breve o anúncio de "investimento histórico" da empresa no país. O aporte será usado para financiar a produção da inédita picape na fábrica de Santa Isabel, provavelmente a partir de 2026.
Sibilla não falou sobre a data específica do anúncio, mas nossos colegas do Motor1.com Argentina descobriram que será no próximo dia 17 de setembro. A Renault do país vizinho teve dificuldades em conseguir o investimento junto à matriz francesa, especialmente por conta da situação econômica complicada vivida localmente, mas o montante foi finalmente autorizado. Junto com o anúncio, há chances de a marca revelar uma versão mais realista da picape para adiantar detalhes do design.
Como dito, a nova picape será baseada no conceito Niágara já conhecido. Herdará boa parte do visual já antecipado pelo protótipo e será construída a partir da plataforma RGMP (a mesma do crossover Kardian). A base conta com arquitetura eletroeletrônica de última geração e suporta veículos com comprimento entre 4 e 5 metros, além de entre-eixos de 2,60 a 3 metros.
No caso da picape, tudo indica que as medidas serão de aproximadamente 4,90 metros de comprimento e 2,95 metros de entre-eixos. Para efeito de comparação, a Fiat Toro, principal rival, tem 4,91 m e 2,99 m, respectivamente.
Parceira da Renault dentro do mesmo grupo, a Nissan também terá sua versão do projeto e, pela primeira vez, entrará no mercado de picapes intermediárias monobloco na região. Apesar do parentesco técnico direto, cada picape terá desenho próprio e, desde já, a Nissan adianta que o projeto está sendo realizado no centro de design da marca no Brasil com a ajuda de ferramentas de “inteligência artificial”.
Em Santa Isabel, vale lembrar, Renault e Nissan já colaboram na produção conjunta das picapes Alaskan e Frontier. Com os modelos monobloco em desenvolvimento, a parceria será tocada nos mesmos moldes. O Brasil será o principal mercado das novas caminhonetes, tendo em vista a força do segmento por aqui. Hoje, a Stellantis reina praticamente absoluta com Fiat Toro e Ram Rampage. A Chevrolet marca presença com a Montana e Volkswagen, após anos de espera, finalmente também terá sua representante.
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