Reportagem publicada recentemente pela revista britânica Autocar revela que a Volkswagen está prestes a implementar um rigoroso programa de corte de custos. Dentro dessa estratégia, a empresa deverá tomar medidas bastante duras e consideradas impensáveis até alguns anos atrás. É o caso do fechamento de fábricas dentro da própria Alemanha (algo nunca feito desde que a empresa foi criada em 1937).
As plantas de Dresden e Osnabruck são as mais especuladas como alvos do programa de cortes. A fábrica em Dresden, de menor porte, foi inaugurada em 2002 para abrigar a produção do luxuoso sedã Phaeton e atualmente é responsável pela montagem do elétrico ID.3. Já Osnabruck constrói atualmente os modelos Porsche Boxster e Cayman (que em breve serão substituídos por elétricos equivalentes), bem como o conversível T-Roc Cabriolet.
Além do possível fechamento das fábricas, o programa de segurança de empregos da empresa também está sob risco. Estabelecido em 1994, foi projetado para evitar cortes de empregos até 2029. Como previsto, o sindicato alemão IG Metall não está nada satisfeito com o caminho que a situação está tomando . O CEO da Volkswagen, Thomas Schafer, disse à mídia alemã que a situação era "extremamente tensa" e que "não pode ser superada por simples medidas de corte de custos".
Volkswagen ID.3 na linha de montagem
Curiosamente, os rumores vêm à tona ao mesmo tempo que o grupo Volkswagen celebra números de vendas positivos no primeiro semestre de 2024. O mercado europeu subiu 1,9% em relação ao mesmo período de 2023, enquanto as vendas do conglomerado nos EUA cresceram 3%. O desempenho na América do Sul, puxado pelo Brasil, foi ainda melhor com 15,4% de crescimento. Na Ásia, porém, o grupo registrou queda de 8,2%.
Outra preocupação diz respeito às incertezas sobre o mercado de elétricos. A empresa relata queda de 15,2% nas vendas de veículos elétricos na Europa e recuo de 15,4% nos EUA.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: novo Volkswagen Tera será lançado em março de 2025
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape