A Ford acaba de anunciar a chegada ao mercado da linha 2025 do SUV Territory com novidades na lista de equipamentos. É o caso da adição ao pacote de série de chave com função de partida remota para climatização da cabine e dos bancos. O item não era oferecido na linha 2024 e passa a compor o conteúdo padrão da versão Titanium - única oferecida por aqui e que chega às lojas com preço sugerido de R$ 212.000.
No mais, o Territory segue oferecendo telas de 12,3 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador de celular por indução, porta-malas com abertura e fechamento elétricos, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado de duas zonas, 6 airbags, câmera de 360 graus, piloto automático adaptativo, monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão frontal, entre outros.
Completam o pacote freios a disco nas quatro rodas, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sensor de pressão dos pneus, assistentes de descida e subida, sensor de ponto cego, park assist, rodas de 19 polegadas, console central elevado, iluminação ambiente, saídas de ventilação para o banco traseiro, bancos dianteiros com ajustes elétricos e até ventilação no próprio assento, faróis e lanternas em LED, entre outros.
Em termos dimensionais, são 4,63 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,70 m de altura e 2,72 metros de entre-eixos. O porta-malas acomoda 448 litros com os bancos em uso e 1.422 litros com os assentos traseiros rebatidos. Na comparação com os rivais Jeep Compass e Commander, a Ford garante que há espaço superior para cabeça, ombros, pernas e quadris, tanto para os passageiros do banco da frente quanto para os de trás.
Mecanicamente, o Territory 2025 segue com motor 1.5 turbo a gasolina, porém retrabalhado. Agora, o propulsor trabalha com ciclo Otto ao invés de ciclo Miller e teve seus números ampliados de 150 cv de potência e 22,9 kgfm de torque para 169 cv (5.500 rpm) e 25,4 kgfm (1.500 a 3.500 rpm). Sai de cena a transmissão CVT e entra em ação a caixa automatizada de dupla embreagem e 7 marchas (banhada a óleo). Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e consumo de 9,5 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada.
Em termos comerciais, a nova geração vem surpreendendo positivamente e já deixou para trás a linhagem anterior. No acumulado do ano de janeiro até agosto, o Territory já vendeu no Brasil mais de 3.300 unidades, o que representa aumento de 300% na comparação com igual período do ano anterior.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Ford Territory ganha frente inédita e versão híbrida 'anti-BYD'
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Segredo: Ford Territory ganha novo visual e versão híbrida plug-in na China
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Novo Ford Territory 2024: os destaques do SUV médio de R$ 209.990
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Teste: Ford Territory Titanium 2024 muda tudo e se torna competitivo