Apesar da proposta verdadeiramente esportiva e da preparação especial de fábrica voltada para alta performance, o BMW M5 quase nunca é usado de fato nas pistas. Em entrevista concedida recentemente à revista romena Autocritica, a gerente de produtos do M5, Daniela Schmid, revelou que a maioria dos proprietários do modelo dificilmente experimentará seus limites em um circuito fechado.
"Para os clientes do M5, sabemos que há uma porcentagem muito pequena de pessoas que dirigem em circuito apenas uma vez", disse. "Constantemente... Eu diria que quase ninguém faz isso", completou. Daniela lamentou o fato, afinal a BMW prepara o M5 com todos os atributos suficientes para uso intenso nas pistas."Para nós, é importante que qualquer modelo M possa ser usado em circuitos", disse.
"Se houver clientes que queiram isso, eles podem fazê-lo sem problemas, mas todo potencial também está disponível para aqueles que dirigem o carro no dia-a-dia. Por esse motivo, ainda mantemos a exigência de preparar o carro para ser usado no circuito, embora estejamos cientes de que poucos clientes realmente fazem isso", explicou.
A executiva também falou sobre o atual perfil da clientela do M5. Segundo Daniela, a maioria dos compradores são homens de meia-idade, empresários ou altos executivos e que têm experiência com outros modelos M. "Eles já tiveram um M3 ou M4 e querem um M5 quando ficam mais velhos", disse. Há também uma parcela de clientes mulheres, embora bem menor.
Novo BMW M5
"Acho que nos últimos 20 anos, a idade média do cliente M5 caiu em grande parte devido aos mercados asiáticos", acrescenta. "Na Ásia, há uma mudança interessante pois existem muitos profissionais de TI e software com muito dinheiro desde jovens. Muitos foram para os EUA ou Europa, onde conheceram a linha M, e agora querem comprar um carro desses em seu próprio país."
Apresentada no último mês de junho, a nova geração do M5 é híbrida e equipada com conjunto formado por motor 4.4 V8 biturbo a gasolina e propulsor elétrico associado. O conjunto entregada nada menos que 727 cv de potência e 102 kgfm de torque. Dados de fábrica indicam aceleração 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e máxima de mais de 300 km/h.
Fonte: Autocritica
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo M5 é chamado de 'gordo' na internet e BMW se irrita com comentários
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
BMW M5 Touring vs Audi RS 6, duelo das super peruas esportivas
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Nova BMW M5 Touring será revelada em agosto e deve ser híbrida plug-in
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Novo BMW M5 chega aos 727 cv com V8 biturbo e eletrificação