Lembre-se da palavra "Mythos", pois ela representa uma nova linha de modelos ultra-exclusivos da Mercedes. O primeiro do grupo é um AMG SL que teve seu teto completamente cortado. Ele também perdeu as colunas A e o para-brisa no processo, dando ao novo Mercedes-Benz SL uma aparência especial. Após sua estreia mundial em maio, em um evento em Mônaco, o PureSpeed chegou às ruas.

Essas novas imagens mostram o AMG PureSpeed em campo aberto durante os testes finais em vias públicas. O programa de testes totaliza mais de 3.000 km, o que não parece muito. Mas, novamente, esse é um SL modificado e não um carro completamente novo. Os testes de direção estão sendo realizados em várias estradas no norte da Itália. Depois disso, os protótipos serão avaliados na lendária pista de Nardo (ITA), de propriedade da Porsche Engineering.

Como alguém que teve o prazer de se familiarizar com o antigo SLR Stirling Moss, carro que também foi famoso por não ter para-brisa, o novo AMG PureSpeed não parece estar no mesmo nível de empolgação. Ele realmente parece diferente de 99% de todos os carros existentes, mas a fórmula tem sido usada por outras marcas desde o lançamento do SLR sem teto em 2009. Os exemplos incluem o McLaren Elva, o Lamborghini SC20, o Ferrari Monza SP1/SP2 e o Aston Martin V12 Speedster.

A Mercedes decidiu camuflar os protótipos, mas eles parecem ser praticamente idênticos ao carro que vimos há alguns meses. O halo inspirado na Fórmula 1, que consiste em uma barra curva otimizada para aerodinâmica fixada na carroceria, ainda está lá. Esses dois capacetes vêm junto com a compra do SL sem capota. 

Ele pode não ter o brilho do SLR Stirling Moss, mas certamente chamará a atenção - se os proprietários o dirigirem em vez de trancá-lo em uma garagem. Já podemos imaginar alguns desses carros sendo vendidos em um leilão por um preço absurdo com baixa quilometragem daqui a algumas décadas.

Mas o PureSpeed não será tão exclusivo quanto o SLR Stirling Moss, do qual foram fabricadas apenas 75 unidades. A Mercedes-AMG pretende construir 250 exemplares de seu modelo Mythos inaugural e os venderá para "entusiastas e colecionadores". Para concretizar a "máquina de dirigir exclusiva para conhecedores", a estrela de três pontas trabalhou com a Pininfarina, aproveitando sua experiência em modelos especiais de baixo volume.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com