Terceiro fruto da nova família da Smart após a Joint Venture com a chinesa Geely, o #5 chega mostrando que a marca não é mais a mesma. Depois do #1 e do #3, compacto e médio, respectivamente, agora a marca está de olho no andar de cima.
Medindo exatamente 4,70 metros de comprimento total, o Smart #5 tem uma pegada quase idêntica à do carro mais vendido da Tesla no mundo, o Model Y. Além disso, ficou a poucos centímetros do Jeep Commander, que tem 4,76 m. O #5 está entrando em um segmento povoado por outros crossovers elétricos de marcas bem estabelecidas, como Hyundai, Kia, Volkswagen, Ford e outros, portanto, precisa ser especial para se destacar e conquistar compradores.
Já tínhamos uma boa ideia de como seria o modelo final depois que a Smart revelou o conceito do #5. Seu desenho já era basicamente o da versão final, mas com suspensão elevada e apelo mais off-road.
O Smart #5 está sendo apresentado como um crossover elétrico familiar para entusiastas de atividades ao ar livre e tem um pacote Adventurers' Collection disponível que adiciona barra de luz no teto, proteção na parte inferior da carroceria, rack de teto e estribo lateral. Com o pacote selecionado, ele realmente parece pronto para levá-lo para uma estrada de terra, mesmo que não tenha nenhuma distância adicional do solo ou alterações mecânicas para melhorar sua capacidade off-road.
A Smart quer destacar o interior do #5, que não é apenas espaçoso, mas também repleto de tecnologia. Ele tem 34 porta-trecos, incluindo um porta-malas dianteiro de 70 litros e até 1500 litros de bagageiro internamente com os bancos traseiros rebatidos. O que realmente rouba a cena no interior do #5 é o enorme head-up display de realidade aumentada de 25,6", que complementa um painel de instrumentos de 10,3" e duas telas AMOLED de 13" de alta resolução, uma das quais fica na frente do passageiro.
As animações da multimídia são criadas usando o Unreal Engine, portanto, para que tudo seja executado sem problemas em todas essas telas, é necessário muito poder de processamento. Isso é possível graças ao uso de CPU e GPU integradas de oito núcleos AMD V2000, projetadas tanto para mini PCs quanto para uso automotivo.
Graças à sua plataforma de 800 Volts, o Smart #5 pode carregar rapidamente sua bateria de 100 kWh de 10 a 80% em 15 minutos. Isso proporciona uma autonomia de impressionantes 770 km, mas isso no ciclo de testes CLTC chinês. Sua autonomia no mundo real provavelmente estará mais próximo de 480 km.
A CarNewsChina informa que, embora os detalhes do trem de força ainda sejam desconhecidos, as versões básicas terão um único motor acionando as rodas traseiras, produzindo 335 ou 358 cv de potência. Uma versão com dois motores e tração nas quatro rodas com 579 cv de potência também será disponibilizada. O modelo topo de linha terá emblemas Brabus e aumentará a potência combinada da configuração de motor duplo para 646 cv.
Todos os #5 serão fabricados na China, sendo lançados primeiro por lá, mas a Smart planeja iniciar as vendas na Europa em 2025. No entanto, com o aumento iminente das taxas de importação impostas aos carros fabricados na China, o #5 pode acabar sendo bastante caro e os compradores europeus podem preferir veículos fabricados localmente com preços mais acessíveis.
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