page ad skin

Zumbi? Fiat Multipla tem unidade 0km vendida 14 anos após sair de linha

Considerado um dos veículos mais feios já lançados, monovolume figura lista dos chamados 'carros zumbis'

Fiat Multipla
Foto de: Fiat

Apesar de ter sido descontinuado há pelo menos 14 anos, o controverso Fiat Multipla ainda parece ter unidades remanescentes esquecidas nos porões de concessionárias da marca na Europa. Prova disso vem dos registros de vendas de carros novos na região, que apontam a comercialização de pelo menos uma unidade zero-quilômetro do monovolume entre janeiro e julho deste ano.

O fato chama bastante atenção, especialmente por se tratar de um modelo fora de linha desde 2010, e acaba por atestar a existência dos chamados 'carros zumbis'. Na prática, são veículos que deixaram as linhas de produção há bastante tempo e que, eventualmente, podem ser encontrados esquecidos nas lojas. Colecionadores e fãs de modelos específicos acabam por adquiri-los e o registro de primeiro emplacamento fica contabilizado no ranking geral de modelos novos.

Fiat Multipla

Além do Multipla, os registros relacionados ao acumulado de vendas na Europa trazem nomes igualmente curiosos como o Nissan 350Z, fora de linha desde 2008, e a perua Volvo V50, que deixou de ser produzida em 2012. Outros modelos emblemáticos registrados como 0km são Mercedes-Benz CLK, Aston Martin DB7, Ford Ka, Alfa Romeo 159, Jaguar S-Type e até mesmo um Rolls-Royce Corniche (modelo aposentado há quase 30 anos). Há ainda duas unidades do Jaguar XJS, que parou de ser fabricado em 1996.

Menções honrosas também para Volkswagen Golf Plus (minivan do Golf), Mini Coupé, Ford Fusion e Mondeo (listados separadamente), Ford Taurus, Polestar 1 e um exemplar do Skoda Roomster.

Alfa Romeo 159
Alfa Romeo

Alfa Romeo 159 também aparece na lista de 0km

Os dados foram compilados pela Dataforce, que analisou os números de todos os 27 países da União Europeia, do Reino Unido e da Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), composta por Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. 

Em resposta ao Motor1.com, o analista automotivo sênior da Dataforce, Benjamin Kibies, confirmou que esses carros nunca haviam sido registrados antes e agora estão com seus primeiros proprietários:

"O relatório mostra apenas os primeiros registros de um carro. Concordo que é confuso ver carros tão antigos na lista. Parece que há alguns estoques residuais desses carros, que nunca foram registrados para uso em estrada antes. Na Dataforce, não queremos alterar nenhuma informação que obtemos das autoridades de registro, a menos que tenhamos 100% de certeza de que é um erro.
Envie seu flagra! flagra@motor1.com