A Volkswagen do Brasil anunciou nesta sexta-feira (23) um significativo investimento de R$ 13 bilhões em suas fábricas no Estado de São Paulo, como parte de um plano mais amplo que totaliza R$ 16 bilhões até 2028. Este aporte visa modernizar e expandir as operações nas unidades de Anchieta, em São Bernardo do Campo, Taubaté, e São Carlos (todas no estado de SP), com foco no desenvolvimento de novos modelos e motores.
A fábrica de Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo, receberá dois novos modelos de veículos, enquanto a unidade de Taubaté será responsável pela produção de um automóvel totalmente inédito, desenvolvido 100% no Brasil.
Já a fábrica de São Carlos ganhará um novo motor, mais eficiente, destinado a veículos híbridos. Esses desenvolvimentos fazem parte da nova ofensiva de produtos da Volkswagen, que prevê o lançamento de 16 novos veículos até 2028, incluindo modelos híbridos, 100% elétricos e flex.
Parte do investimento também será destinada ao Centro de Design e Engenharia da Volkswagen, localizado na fábrica de Anchieta. Este centro é um dos mais avançados do Grupo Volkswagen e desempenha um papel crucial no desenvolvimento de novas tecnologias, incluindo aquelas voltadas para a sustentabilidade. As fábricas de Anchieta e Taubaté serão pioneiras no uso de biometano em sua matriz energética, uma iniciativa que promete reduzir em até 99% as emissões de CO2 em parte do processo produtivo, comparado às alternativas fósseis.
Além disso, a Volkswagen do Brasil também anunciou a criação de uma nova plataforma, o projeto MQB Hybrid. Essa plataforma já possibilitou o lançamento de dois novos veículos: o Novo T-Cross, produzido em São José dos Pinhais (PR), e a Nova Amarok, fabricada na Argentina.
A Volkswagen do Brasil já produziu mais de 22 milhões de veículos no estado de São Paulo ao longo de seus 71 anos de presença no país. As fábricas de Anchieta, Taubaté e São Carlos, além do Centro de Distribuição de Peças e Acessórios em Vinhedo, geram atualmente 10 mil empregos diretos e 100 mil indiretos.
O Centro de Design e Engenharia da Volkswagen, na fábrica de Anchieta, é responsável pelo desenvolvimento de produtos globais, incluindo motores Total Flex. A unidade também mantém parcerias com universidades como Unicamp, USP e UFABC para pesquisa em biocombustíveis, etanol, e materiais sustentáveis, além de outras colaborações com institutos de pesquisa científica e tecnológica.
Outro exemplo do investimento em tecnologia é a inauguração, em 2024, do simulador solar mais avançado das Américas, o SoLiSi, na fábrica de Anchieta. Este equipamento permite a realização de testes que antes duravam até um ano em apenas 25 dias, otimizando o desenvolvimento de novos produtos com maior eficiência.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW reduz testes de rua e usa protótipos digitais para economizar dinheiro
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Novo VW Tayron, o Tiguan Allspace europeu, começa a ser produzido
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Primeiras Impressões: como é o VW Nivus Comfortline 2025
Song Pro será o primeiro BYD híbrido flex nacional
Black Friday VW: veja ofertas de T-Cross, Taos e carros 0km da marca