Desde 2018 sem alterações que não fossem as opções de pintura, a Honda Biz realmente vai mudar significativamente para a linha 2025. A Biz 110i foi descontinuada e a moto passará a ser oferecida sempre na configuração 125, mas em duas versões. A ES de entrada roda apenas com gasolina e tem freio dianteiro a tambor, enquanto a EX com freio a disco é flex.

Os preços anunciados são R$ 12.000 para a nova Honda Biz 125 ES 125 e R$ 14.970 para a EX. A moto começará a chegar às lojas em setembro, oferecendo 3 anos de garantia de fábrica. Vale ressaltar que os valores informados não incluem custos de frete e outras despesas cobradas no valor final. A Biz ES é oferecida nas cores branca, preta e vermelha, enquanto a EX tem as opções azul metálica, branca perolizada ou vermelha.

Galeria: Honda Biz 2025 (Brasil)

Visualmente, a nova Biz 2025 parece não ter mudado tanto, mas a motoneta recebeu grandes alterações. Todas as versões passam a contar com painel de instrumentos digital, incluindo relógio, marcador de combustível, indicador de consumo instantâneo e indicador de marcha. A versão EX flex ainda tem uma luz que indica que a temperatura está muito baixa para a partida a frio apenas com etanol, sugerindo que se acrescente gasolina.

O propulsor também é novo, derivado do encontrado na Pop 110i ES 2025, mas com diâmetro e curso maiores. Ele tem 123,9 cm3 e entrega agora 9,53 cv de potência a 7.500 rpm e 1,03 kgfm de torque a 6.000 rpm, tendo melhorias significativas na redução de emissões de poluentes. O câmbio permanece de 4 marchas com embreagem automática. A Honda declara uma velocidade máxima de 95,8 km/h (ES) e 97,3 km/h (EX). Já o consumo médio declarado é de 62,8 km/l com uma autonomia máxima teórica de 314 km.

Honda Biz 2025 (Brasil)
Honda

Honda Biz 2025 (Brasil)

Por conta do novo propulsor, o chassi também teve mudanças. A seção central, que era tubular, passa a usar tubo de seção quadrada para melhorar a resistência. Além disso, a Biz 2025 recebeu uma alteração bem grande de usabilidade: a moto não tem mais pedal de freio para acionar o traseiro.

Todos os comandos de frenagem passam a ser feitos por manetes no guidão, sendo o direito para a dianteira e o esquerdo para a traseira. De acordo com a marca, a mudança é uma demanda do público, pois facilita o uso de calçados com salto.A posição para a chave de ignição também foi alterada, agregando a abertura do assento, que pode ser feita com uma mão só.

Honda Biz ES 2025 (Brasil)
Honda

Honda Biz ES 2025 (Brasil)

Honda Biz EX 2025 (Brasil)
Honda

Honda Biz EX 2025 (Brasil)

Medidas fundamentais da ciclística como cáster, trail não foram alteradas. A suspensão dianteira por garfo telescópico, com tubos de 26 mm, foi recalibrada e oferece 100 mm de curso. Na traseira, o braço oscilante tem dois conjuntos mola-amortecedor e permitem 86 mm de curso.

Na Biz 125 EX as rodas são de liga-leve. A dimensão do pneu traseiro permaneceu inalterada, 80/100-14. Na dianteira houve um incremento na dimensão, que passou da medida 60/100-17 para a 70/90-17. Os pneus adotados na Biz 125 EX são do tipo sem câmara (tubeless). Na Biz 125 ES, equipada com rodas de aço raiadas, as medidas são de 60/100-17 à frente e 80/100-14 atrás, com pneus do tipo com câmara (tube type). Em ambas versões os pneus são os Michelin Pilot Street 2.

Na Biz 125 EX o freio dianteiro é a disco com 220 mm de diâmetro e pinça de pistão simples enquanto na traseira o tambor tem 130 mm. Na Biz 125 ES a frenagem é atributo de tambores à frente e atrás, ambos de 130 mm. As Biz 125 2025 tem 96 kg a seco declarado, enquanto altura do banco em relação ao solo, de 753 mm na versão EX e 749 mm na versão ES.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com