Nem sempre foi fácil domar o RS 3. Claro, ele sempre foi muito rápido. Desde 2011, para ser mais preciso. Mas foi somente a partir da terceira geração que ele realmente decolou em termos de dinâmica. O 8Y, de acordo com o código interno, tem sido simplesmente inacreditável desde 2021. E o que já era incrível provavelmente ficou um pouco melhor.
Pelo menos é o que se espera com um grande facelift. O fato de que a Audi Sport recentemente recuperou o recorde de Nürburgring na classe compacta com esse mesmo carro é uma forte indicação disso. O lendário piloto da Audi, Frank Stippler, precisou de 7:33,123 minutos para os 20,8 quilômetros. Esse tempo foi mais de cinco segundos mais rápido que o do campeão anterior, o BMW M2.
E isso não é devido a um aumento de potência do motor, já que o icônico motor de cinco cilindros permanece praticamente inalterado. Em vez disso, foi feito um grande ajuste fino na dinâmica de direção. Também foram feitas algumas mudanças no exterior e no interior. Vamos dar uma olhada detalhada no facelift do RS 3 Sportback e do RS 3 Sedan.
Os donos do RS 3 provavelmente não deixaram de prestar atenção até agora. Afinal de contas, o visual do rei da linha é bastante robusto. De acordo com a Audi, ele agora está "significativamente mais esportivo", com uma "dianteira bruta". As novas características incluem a grade de estrutura única mais plana e significativamente mais larga e as três aberturas acima do divisor dianteiro. De agora em diante, este último se estende por toda a largura do veículo e tem como objetivo homenagear o Audi Sport quattro S1 Pikes Peak de 1987.
A porta-voz da RS 3, Julia Winkler, e o gerente de projeto da RS 3, Marvin Schwätter, explicam as mudanças no carro atualizado para Wagner
Os faróis recebem uma nova luz diurna e, como as luzes também são extremamente importantes para a empresa sediada em Ingolstadt, há mais uma vez muitas assinaturas digitais de luz. Há também novos gráficos nas luzes traseiras. Com setas "que se iluminam dinamicamente de dentro para fora em conjunto com a função Coming Home/Leaving Home".
Atualmente, tudo está na moda na traseira: difusores com um refletor de esporte motorizado no centro. Recentemente, vimos isso no novo BMW M5 (incluindo o M5 Touring). Agora, o acabamento do RS 3 também parece ainda mais maciço. Os refletores laterais, que agora estão dispostos verticalmente, combinam com isso. A estranha grade no para-choque traseiro também foi removida. Isso é bom. Aqui, para comparação: o RS 3 Sportback anterior à esquerda e o futuro RS 3 Sportback à direita:
Audi RS 3 Sportback (2021)
Audi RS 3 Sportback (2024)
Audi RS 3 Sportback (2021)
Audi RS 3 Sportback (2024)
A propósito, nas fotos você pode ver o verde Kyalami no Sportback e o cinza Kemora no sedã. As novidades na gama de cores são o azul Ascari, o vermelho Progressive e o cinza Daytona Matt. O novo carro vem com pneus de 19 polegadas e rodas 5 Y-spoke como padrão. Também será oferecida a roda de 10 raios cruzados do RS 3 Performance Edition.
A grande novidade no interior é o novo volante, que provavelmente não agradará a todos. Em primeiro lugar porque agora ele é achatado na parte superior e inferior e, em segundo lugar, porque os botões reais foram substituídos por superfícies sensíveis ao toque. O revestimento é em couro perfurado ou, opcionalmente, em microfibra com marcações às 12 horas. E tem um novo botão de seleção rápida com uma bandeira de destino para o modo de desempenho. Também novo: o botão RS vermelho no raio do volante do lado direito, que fornece acesso rápido ao modo individual RS.
Além dos bancos esportivos, o RS 3 também tem bancos de carbono altamente recomendados há algum tempo. A novidade é que o interior do RS agora é muito mais brilhante. A iluminação ambiente foi ampliada e há também uma nova área de luz no painel da porta. Também chique: os abridores de porta, as saídas de ar, o fecho do volante e as alavancas de câmbio vêm em uma pintura com efeito iridescente na cor antracite.
Podemos esperar por novos mostradores de desempenho no Virtual Cockpit de 12,3 polegadas, incluindo um "Rev Counter" grande e centralizado e a exibição de potência, torque, forças G, aceleração e tempos de volta.
A tela de infotainment de 10,1 polegadas também mostra as faixas de temperatura do líquido de arrefecimento, do divisor de torque, dos freios e do óleo do motor e da transmissão em cores. As pressões dos pneus também podem ser exibidas como opção.
Um facelift sem uma atualização de desempenho para um carro de desempenho de um fabricante alemão premium é mais do que incomum, mas acontece. Aqui também. Embora, nesse caso, isso deva ser administrável. O tão amado turbo de 2,5 litros e cinco cilindros ainda oferece 400 cv (de 5.600 a 7.000 rpm) e 51 kgfm de torque (500 Nm) de 2.250 a 5.600 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h leva 3,8 segundos (na versão pré-facelift era, na verdade, 3,4 segundos) e a velocidade máxima é de 290 km/h.
Pelo menos há uma atualização em termos de som. A Audi promete otimizar o controle do flap do escapamento na faixa entre 2.200 e 3.500 rpm e, assim, trazer ainda mais emoção aos ouvidos. Especialmente se o sistema de escapamento esportivo RS opcional estiver ativado.
Graças à sua tração integral com divisor de torque e à configuração de suspensão significativamente mais ambiciosa, o RS 3 atual já se saiu surpreendentemente bem em termos de dinâmica de direção. Não há comparação com os antecessores, sempre um tanto desajeitados. Mas os engenheiros liderados pelo gerente de projeto Marvin Schwätter obviamente ainda viam potencial e colocaram seus cérebros (e computadores) para funcionar novamente.
Como você deve ter notado, todos os componentes relevantes para a dinâmica lateral do RS 3 são controlados por meio do chamado controlador modular de dinâmica de direção. Divisor de torque, ESP, vetorização do torque de frenagem, controle dos amortecedores adaptativos - tudo se junta aqui e é sincronizado de acordo. E, obviamente, ainda havia muito a ser conquistado.
A análise é um pouco mais técnica: ao refinar a vetorização do torque do freio (ou seja, as intervenções do freio nas rodas do lado de dentro da curva), o carro agora deve virar com ainda mais disposição e subvirar menos. O que ele realmente não fazia antes, mas não estamos reclamando.
A Audi promete um posicionamento mais precoce e melhor para a saída da curva a partir do ápice, no máximo, uma aceleração mais rápida e velocidades de curva mais altas. Deve haver alguma coisa nisso, caso contrário, eles não teriam feito a volta no Nordschleife 7,7 segundos mais rápido do que antes.
E como se isso não fosse suficientemente bom, o algoritmo avançado também favorece a destruição desenfreada da borracha. Sim, fazer drift com o RS 3 agora é ainda mais fácil. Até agora, a sobreviragem no modo drift era controlada principalmente pelo mau uso consistente do pedal do acelerador. Agora, o ângulo de direção desempenhará um papel mais decisivo. Isso deve tornar mais fácil e rápido iniciar a derrapagem e atingir o mesmo ângulo de derrapagem mais cedo.
Um novo pneu padrão com a identificação da etiqueta C tem a intenção de garantir exatamente o oposto. O Pirelli P Zero Trofeo R, semi-slick e pegajoso, ainda está disponível como opção.
Na Europa, a Audi começará a receber os pedidos a partir do fim deste mês e o lançamento no mercado geral ocorrerá em outubro.
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