Em novembro do ano passado, durante o EICMA, salão de motos que ocorreu na Itália, a Honda oficializou a CB 1000 Hornet. O modelo foi anunciado com chegada prevista para até setembro nos mercados globais, mas nunca foi confirmado para o Brasil. A ideia da marca era ter uma opção sem carenagens da esportiva pura CBR 1000 RR-R Fireblade.

De acordo com a Honda, a CB 1000 Hornet pega alguma inspiração visual na CB 750 Hornet, com motor de dois cilindros, mas aplica todo o conjunto mais potente e capaz da Fireblade. Agora, a empresa registrou o desenho dessa CB 1000 Hornet no Inpi, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Galeria: Honda registra CB 1000 Hornet no Brasil

Mesmo que o visual seja similar ao da CB 750 Hornet, a versão maior da moto é facilmente identificada pelas 4 saídas de escape na frente do motor. Durante o EICMA, a Honda afirmou que a CB 1000 Hornet entregaria "mais de 150 cv de potência e 10 kgfm de torque", mas causou estranheza.

Isso porque o motor é o mesmo quatro-em-linha de 999 cm3 de capacidade da Fireblade, mas os números são muito inferiores aos da esportiva. A CBR 1000 RR-R entrega na configuração vendida no Brasil 216,2 cv a 14.500 rpm e 11,5 kgfm a 12.500 rpm, trazendo de série câmbio mecânico de 6 velocidades com quickshifter bidirecional.

Honda CB1000 Hornet 2024

Honda CB1000 Hornet 2024

É possível que a diferença na entrega venha de uma simplificação dos componentes do propulsor, que são bastante avançados na esportiva. Entre as soluções que a Fireblade adota, mas que podem ser muito caras para um modelo nem tão topo de linha assim estão pistões de alumínio forjado com bielas de titânio. No entanto, será necessário aguardar o lançamento da moto de fato para entender os detalhes.

A Honda não está apostando em uma fórmula nova. Há todo um segmento de esportivas sem carenagens, conhecidas como "nakeds". Tanto aqui quanto em outros mercados internacionais, a nova CB 1000 Hornet enfrentará forte concorrência de modelos estabelecidos, como a Yamaha MT-09 e Kawasaki Z1000. No entanto, restará saber ainda como será a convivência - ou não - dessa nova Hornet maior com a atual CB 1000R.

Da mesma forma, o registro no Brasil não é prova cabal de que a Honda venderá a esportiva por aqui. A CB 1000R tem produção local e, ainda que as duas convivam internacionalmente, é preciso ver que o que a filial brasileira planeja. Até o momento, a marca não confirma nenhuma informação sobre a chegada da Hornet por aqui.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com