Figura de destaque no mercado quando o assunto é 'SUV raiz', o icônico Pajero Full caminha para voltar ao portfólio da Mitsubishi completamente renovado nos próximos anos. Rumores sobre o retorno do modelo circulam há meses e, agora, a própria marca começa a dar pistas sobre o projeto da nova geração. Em recente entrevista na Austrália, o CEO local da montadora, Shaun Westcott, disse que os trabalhos em torno de um “grande SUV” já começaram.

O executivo não quis entrar em detalhes sobre design, motorização ou estrutura da carroceria (se será chassi ou monobloco), mas deixou claro que o projeto do novo SUV já foi iniciado. Westcott também preferiu omitir o termo 'Pajero Full', a fim de aumentar ainda mais o segredo em torno do projeto, porém disse que o carro em questão é 'um nome muito valioso e um produto de destaque'. Para um bom entendedor, só isso já basta.

Mitsubishi GC-PHEV Concept

Do ponto de vista do design, há quem diga que a Mitsubishi poderá apostar em linhas ousadas e de aspecto futurista, a exemplo do conceito GC PHEV apresentado em 2013 (galeria acima). Por outro lado, há quem diga que o caminho a ser seguido será do tipo retrô e com linhas inspiradas nas primeiras gerações do Pajero Full. Westcott não quis entrar em detalhes e o mistério, nesse quesito, segue de pé.

Mitsubishi - Calendário de lançamentos

Cronograma de lançamentos da Mitsubishi inclui diversos novos SUVs

Já na mecânica, são fortes os rumores de que o Pajero Full de nova geração adotará a plataforma da próxima linhagem do Outlander. Será uma evolução da atual arquitetura CMF-C/D, compartilhada dentro de todo o grupo Renault-Nissan. A arquitetura oferece suporte para eletrificação e permitirá que o SUV seja equipado com sistema híbrido do tipo plug-in. Fala-se em 390 cv de potência extraídos do conjunto formado por motor 2.4 turbo a gasolina e dois propulsores elétricos associados.

A estreia oficial acontecerá no final de 2026, com chegada às lojas programada para 2027. O último exemplar da Pajero Full saiu de linha em 2021 após despedida das linhas de montagem na fábrica Gifu, no Japão. Em mais de 40 anos de história, cerca de 3,3 milhões de unidades foram vendidas em todo o mundo.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com