Apesar de ser considerado um dos lançamentos mais especulados da Mitsubishi nos últimos anos, o retorno do Pajero Full ao mercado em nova geração não deverá acontecer dentro da sinergia da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Prova disso foi dada recentemente pela própria Nissan através de seu diretor de planejamento para a região que compreende África, Oriente Médio, Índia, Europa e Oceania.
Em entrevista para a imprensa da Austrália, François Bailly disse que a Nissan foi procurada pela Mitsubishi logo após o lançamento do Armada/Patrol 2025 e que a conversa foi no sentido de compartilhamento da plataforma do novo SUV. A ideia seria usar a base para desenvolver a nova geração do Pajero Full, aproveitando o contexto de aliança existente entre as empresas desde 2016 e o fato de os dois modelos pertencerem ao mesmo segmento.
Nissan Patrol 2025
Apesar da expectativa, as discussões não evoluíram e a ideia acabou sendo descartada por conta da negativa da Nissan em compartilhar o projeto do Patrol 2025. “Não é um carro comum do segmento B ou segmento C. O Patrol é o nosso carro-chefe e que representa o que a Nissan é”, disse Bailly, enfatizando que o compartilhamento da plataforma de um carro tão icônico não seria adequado. “Tivemos discussões, mas não se materializou – é algo complexo”.
Já em outros segmentos, Nissan e Mitsubishi colaboram harmonicamente. É o caso do mercado de SUVs médios, onde X-Trail e Outlander dividem a mesma plataforma. O mesmo vale para a categoria de picapes médias, com a L200 Triton adotando a base que será usada na próxima geração da Frontier.
Mitsubishi GC-PHEV Concept
De todo modo, o retorno do Pajero Full continua sendo pensado dentro da Mitsubishi. A marca já vinha trabalhando com a ideia de basear o modelo em uma versão evoluída da arquitetura CMF-C/D do grupo e deverá seguir adiante com esses planos. A arquitetura oferece suporte para eletrificação e permitirá que o SUV seja equipado com sistema híbrido do tipo plug-in. O lançamento é aguardado para 2026 ou 2027.
Fonte: Drive