A Ford apresentou recentemente a linha 2025 da picape Maverick nos Estados Unidos e, além da variante híbrida com tração 4x4, ampliou o portfólio com o lançamento da inédita versão Lobo. Desenvolvida para entregar comportamento dinâmico extra na comparação com as demais opções da gama, a novidade tem suspensão rebaixada de fábrica e diversos elementos técnicos emprestados de modelos esportivos da marca.

É o caso das pinças de freio de pistão duplo compartilhadas com o Focus ST e dos componentes do sistema de direção oriundos do Mustang Mach-E. Além disso, a Maverick Lobo conta com resfriamento aprimorado graças ao uso de radiador e ventoinha maiores. Os engenheiros também modificaram a suspensão, que foi rebaixada em 13 mm na frente e 29 mm na traseira. Como resultado, a altura geral foi reduzida em 20 mm.

Ford Maverick Lobo 2025

O acerto da direção também foi reajustado e um sistema de vetorização de torque foi adicionado. Destaque ainda para o modo de direção Lobo, que foi desenvolvido para otimizar o desempenho em curvas graças à entrega de maiores aderência e estabilidade. No entanto, deve ser reservado apenas em pistas fechadas, pois desbloqueia todo o potencial de torque e reduz a intervenção do controle de estabilidade (semelhante ao modo de pista do Mustang).

Sob o capô, a Ford optou por não mexer no motor 2.0 turbo a gasolina de 241 cv de potência e 38 kgfm de torque. Apesar disso, trocou a transmissão automática de 8 marchas por uma caixa de 7 velocidades com paddle shifters novamente emprestada do Focus ST. O sistema de tração é 4WD.

Ford Maverick Lobo 2025
Ford

Ford Maverick Lobo 2025

No visual, a Ford diz que a Maverick Lobo foi inspirada no design de caminhonetes de rua de meados dos anos 1980 até o início dos anos 2000. Chamam atenção as rodas de liga-leve Turbofan de 19 polegadas, saias laterais na cor da carroceria, teto preto e grade frontal com elementos exclusivos. A paleta de cores terá as opções Velocity Blue, Carbonized Gray Metallic, Oxford White e Shadow Black.

Nos Estados Unidos, a Ford já aceita encomendas e diz que entregará as primeiras unidades a partir de 2025.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com