Será essa a inédita moto elétrica da Royal Enfield?
Nome Flying Flea, usado no passado para uma moto militar, foi registrado novamente pela marca
As motocicletas elétricas já existem há um bom tempo. Apesar da vocação para as tarefas vbásicas do dia-a-dia, alguns modelos de inspiração retrô podem ser interessante. Um artigo da Cycle World sobre um futuro modelo elétrico da Royal Enfield foi publicado mostrando que a marca está ao menos pensando em algo a respeito.
No passado, a Royal Enfield já havia brincado com a ideia de uma suposta motocicleta elétrica com tema retrô há 5 anos. Assim, quando a empresa revelou oficialmente um protótipo da Himalayan elétrica na EICMA 2023, gerou uma comoção no mercado.
Infelizmente, era o único modelo elétrico que a Royal Enfield havia revelado na época e, mesmo hoje, ainda não está em produção, servindo apenas como uma base de testes para um futuro modelo de produção, bem como uma série de outros modelos movidos exclusivamente a eletricidade.
Portanto, não podemos deixar de nos perguntar: O que está por vir? Bem, talvez tenhamos finalmente nossa resposta.
A Royal Enfield sempre se preocupou com o visual clássico, sacrificando a tecnologia moderna em prol de uma experiência de pilotagem mais crua e com mais alma. A Royal Enfield preservará de alguma forma sua experiência de pilotagem na era elétrica - algo que muitos fabricantes, tanto de carros quanto de motocicletas, vêm tentando fazer há vários anos.
O que sabemos é que a Royal Enfield tem patentes para uma motocicleta elétrica chamada Flying Flea, uma homenagem muito interessante a um modelo popular de décadas passadas.
Quando foi lançada em 1939, ela foi projetada como uma motocicleta de combate e foi rapidamente alistada no exército britânico. Ela foi projetada para ser lançada atrás das linhas inimigas por meio de um paraquedas e ser usada pela equipe em missões em terrenos apertados e técnicos.
O OG Flying Flea comissionado durante a Segunda Guerra Mundial
No entanto, a próxima Flying Flea elétrica não é nada disso. É mais do que provável que ela seja um modelo projetado especificamente para a mobilidade urbana. Além disso, podemos esperar que ele seja baseado em algum tipo de derivado da plataforma elétrica Himalayan que foi revelada na EICMA no ano passado.
De acordo com a patente do projeto, a Flying Flea elétrica terá um visual totalmente retrô, embora com um estilo moderno. Por exemplo, o tanque de gasolina falso parece estar bem incorporado ao redor do quadro da motocicleta.
Também parece haver um enorme compartimento de bateria onde o motor de combustão interna estaria. Esse compartimento parece ter aletas de resfriamento que podem servir tanto para fins funcionais quanto estéticos. Outros elementos de estilo vintage incluem um garfo em estilo cantilever, um amortecedor traseiro oculto e para-lamas dianteiro e traseiro finos.
A Royal Enfield tem até 2030 para usar a marca registrada "Flying Flea"
Agora, no contexto da indústria global de motocicletas, a Royal Enfield pode estar prestes a fazer algo muito grande aqui, desde que acerte o momento certo. No momento, que outras motocicletas elétricas com inspiração retrô podem ser compradas? Nenhuma de qualquer fabricante convencional, exceto a LiveWire S2 Del Mar da Harley-Davidson.
É claro que a Maeving, da Grã-Bretanha, também está em busca da dominação mundial e está gradualmente ganhando força depois de entrar no mercado dos EUA. Independentemente disso, o segmento de elétricas retrô ainda é escasso. E, dada a capacidade de fabricação da Royal Enfield, a próxima Flying Flea elétrica pode acabar sendo um sucesso
Fonte: Cycle World, IP India Online
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Himalayan 450 e Shotgun 650 chegarão ao Brasil em março com montagem local
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Royal Enfield dá desconto de até R$ 3.000 para Interceptor e Continental GT
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Royal Enfield: inédita moto elétrica já tem data para chegar
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Royal Enfield confirma Guerrilla 450 para o Brasil: quando chega?