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Citroën Basalt aparece sem camuflagem dias antes do lançamento

Detalhes internos, como console e comando dos vidros traseiros, serão reajustados em relação ao C3 Aircross

Citroën Basalt 2025 - Flagra
Foto de: Instagram

Com estreia oficial programada para a próxima sexta-feita (3), o Citroën Basalt continua sendo alvo constante de flagras e vazamentos internos. O design, já conhecido desde o conceito Vision, vai se confirmando a cada nova aparição nas ruas e o pacote de equipamentos, até então guardado em segredo, vai sendo pouco a pouco descoberto.

Como esperado, o modelo terá uma série de equipamentos inéditos na comparação com o irmão C3 Aircross e diversos detalhes internos da ergonomia revisados para melhorar o nível de conforto dos ocupantes. É o caso dos botões de acionamento dos vidros elétricos traseiros instalados diretamente nas portas. No Aircross, os comandos ficam abrigados no console central dianteiro, logo atrás do freio de mão, e dificultam o alcance por parte dos passageiros.

 

Além disso, o Basalt terá saídas de ar-condicionado traseiras montadas em posição tradicional entre os bancos. No Aircross, as saídas são montadas no teto e, na prática, apenas captam o ar frio da dianteira e o direcionam para os bancos traseiros. Outros recursos já confirmados para o SUV-cupê são ar-condicionado automático e digital, apoio de braço dianteiro com espaço para armazenamento, chave tipo canivete e faróis com projetor.

Citroën Basalt 2025 - Flagra
Foto de: Instagram

Citroën Basalt 2025 - Flagra

Mecanicamente, o Basalt será equipado com o motor 1.0 turboflex de 130 cv amplamente usado dentro do grupo Stellantis. O propulsor já é adotado pelo irmão C3 Aircross e virá sempre associado ao câmbio automático do tipo CVT, com tração dianteira. A plataforma CMP, de caráter modular, é a mesma de outros carros do conglomerado, como os Peugeot 208 e 2008. Outros mercados terão motores 1.6 aspirado e 1.2 turbo de 110 cv.

O Brasil e demais mercados da América Latina serão abastecidos pela fábrica de Porto Real (RJ), que já produz C3 e C3 Aircross. A unidade está recebendo R$ 3 bilhões em investimentos e passará a fabricar, além do Basalt, mais um modelo baseado na arquitetura CMP. Ao que tudo indica, será o Jeep Avenger hoje vendido principalmente na Europa.

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