Citroën Basalt aparece em novas imagens antes da estreia no Brasil
SUV-cupê será apresentado por completo mundialmente no dia 2 de agosto e estreará por aqui ainda em 2024
Falta pouco para a Citroën apresentar o próximo carro nacional da marca, o SUV-cupê Basalt. Adiantado na forma de um conceito praticamente pronto para produção, o modelo agora aparece em novas imagens divulgadas na Índia, mostrando que irá manter praticamente todo o visual visto anteriormente, com algumas poucas mudanças bem pontuais. A apresentação completa acontecerá no dia 2 de agosto, chegando primeiro ao mercado indiano, enquanto a estreia no Brasil é esperada para setembro.
O Citroën Basalt será o terceiro carro do projeto C-Cubed, dando origem a uma linha de veículos desenvolvidos para países emergentes e com desenvolvimento conjunto na Índia e Brasil. O SUV-cupê irá compartilhar muito mais peças com o C3 Aircross do que com o hatch C3, e será o modelo mais caro dos três. É feito com a mesma plataforma CMP, o que permitirá que use os mesmos motores e componentes.
Como vimos no protótipo, o Basalt terá uma mistura do design do C3 e do C3 Aircross na parte dianteira, com o mesmo esquema de faróis duplos formando um X, colocando a iluminação diurna em LED na parte superior e as luzes principais logo abaixo. Terá duas grades hexagonais na horizontal, uma delas posicionada no para-choque e com os faróis de neblina redondos logo ao lado. A peça em volta do logo da Citroën é totalmente fechada.
Passando para a traseira, podemos ver que as portas dianteiras são as mesmas e até mesmo o vínco na parte inferior é repetido do Aircross. Já a porta traseira é nova, por conta do caimento do teto. Ganhou uma pequena linha depois da janela da porta traseira, outro elemento que pode ser apenas para o conceito. Já a traseira tem lanternas no mesmo formato que a minivan, porém mais finos e longos. A luz de seta foi reposicionada, agora sendo uma linha na parte inferior do conjunto. A linha do teto desce bem rapidamente, por conta do tamanho do carro, e termina em um pequeno spoiler.
Na versão final do carro, a diferença é que a peça plástica nas caixas de rodas perdeu o acabamento em preto brilhante e as rodas são menores, aparentemente de 17 polegadas, ainda de liga leve e diamantadas. Manteve os faróis de LED com projetor, mas a traseira está com lâmpadas halógenas, ao invés dos LEDs como no conceito.
Outras imagens divulgadas anteriormente adiantam que o carro terá central multimídia de 10,2 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel de instrumentos digital, ar-condicionado automático e um novo apoio de braço central com porta-objetos. Como será posicionado acima do C3 Aircross, podemos esperar por uma lista de equipamentos mais completa do que o carro de 7 lugares.
Para o mercado brasileiro, o Citroën Basalt deve chegar às lojas somente com o motor 1.0 turbo de 130 cv a 5.750 rpm e 20,4 kgfm a 1.700 rpm que equipa o C3 Aircross, disponível exclusivamente com uma transmissão automática do tipo CVT e 7 marchas simuladas. Para a Índia, o SUV-cupê receberá o 1.2 turbo de 110 cv e ainda contará com uma versão elétrica – como aconteceu com o C3 e C3 Aircross.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Citroën 2CV renasce como conceito elétrico charmoso e barato; veja os detalhes
Jetour F700: fomos até a China para ver a picape de 904 cv do Grupo Chery que pode vir ao Brasil
Novo Citroën 2CV tem os primeiros detalhes revelados antes da estreia em Paris
Novo BYD Dolphin Mini estreia na China por menos de R$ 50 mil e deve chegar ao Brasil em 2028
Confirmado: Lepas chega ao Brasil em 2027 com novos SUVs híbridos
Subaru vai na contramão de Toyota e Honda e corta até híbridos da Europa, incluindo clássico boxer
DFM prepara abertura de 60 concessionárias no Brasil; veja como serão as lojas