Maior nem sempre é melhor. Isso é algo que dezenas de cidades na Ásia e na Europa estão adotando quando se trata de mobilidade urbana. Elas chegaram à conclusão de que, ao contrário de países como os EUA e o Brasil, você não precisa de um SUV enorme, com motor a diesel, para ir ao trabalho todos os dias.

Para isso, a Nissan formou uma parceria com a especialista em mobilidade espanhola Silence. A empresa planeja lançar uma nova linha de veículos de micromobilidade no Reino Unido, o que faz parte da estratégia "The Arc" da Nissan, que tem como objetivo criar mais parcerias estratégicas para explorar futuras soluções de mobilidade. A partir de outubro, as concessionárias da Nissan passarão a oferecer também os produtos da Silence.

Mais especificamente, a Nissan espera lançar 11 novos modelos em um futuro próximo, todos elétricos, e todos atendendo às necessidades de mobilidade em constante mudança do ambiente urbano. Comentando sobre a expansão da parceria Nissan-Silence, Gareth Dunsmore, diretor-gerente de e-Micro Mobility na Nissan AMIEO, disse: "Ao abrir o acesso à diversificada gama de produtos alternativos da Silence, estamos facilitando a transição para os veículos elétricos, combinando mobilidade limpa com tecnologia de ponta, em veículos funcionais e flexíveis".

Scooter elétrico Silence S01
Silêncio

Scooter elétrico Silence S01

Scooter Elétrica Silence S02
Silêncio

Scooter Elétrica Silence S02

Falando em produtos, a Silence tem atualmente quatro veículos para escolher. Seu portfólio consiste em três veículos elétricos de duas rodas e um microcarro elétrico. A S01 e a S01+ são scooters elétricas projetadas para o transporte diário de ida e volta ao trabalho. Enquanto isso, a S02 tem uma solução diferenciada para a bateria remvível: ela é instalada mais abaixo no chassi, à frente da roda traseira, e pode ser levada graças a uma espécie de carrinho embutido nela que facilita o transporte.

O único veículo de quatro rodas da Silence é o S04 Nanocar, um pequeno carro elétrico que rivaliza com o Citroen Ami. E, embora ele certamente seja menor do que as picapes, vans e utilitários esportivos nas estradas brasileiras, ele certamente será um veículo ágil para andar na cidade, especialmente em cidades europeias densamente povoadas com ruas estreitas.

No momento, toda a Europa está participando do jogo da micromobilidade. As pessoas estão gradualmente abandonando seus carros antigos em favor de meios menores, mais sustentáveis e mais práticos de se locomover. Os veículos elétricos de duas rodas, incluindo bicicletas e patinetes, e os carros elétricos pequenos estão se tornando mais comuns nas ruas. Está claro que a tecnologia já está indo nessa direção.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com