A Striemo, startup japonesa de micromobilidade, anunciou seu primeiro produto: um patinete elétrico de três rodas batizado com o mesmo nome. A empresa é apoiada pela Honda e foi fundada por engenheiros da japonesa, sendo a segunda empresa a sair da incubadora IGNITION da Honda. O novo produto de micromobilidade é relativamente leve, dobrável e apresenta a tecnologia auto-estabilizadora da Honda.

As informações técnicas sobre o novo patinete elétrico ainda são relativamente escassas, mas fontes afirmam que ela pesa 20 kg e pode percorrer 30 km com uma única carga, sendo que a velocidade máxima é de 25 km/h. O tempo de recarga é de três horas e meia. Até aí, são números bem convencionais para o segmento de patinetes elétricos, mas com a vantagem de usar freios dedicados, não apenas a regeneração do motor. 

Striemo Scooter FL 34
Striemo Scooter Folded

Mesmo com 3 rodas, a divisão da Honda afirma que as curvas são feitas de maneira convencional, inclinando-se para os lados como em um patinete convencional de 2 rodas. No entanto, o grande destaque mesmo do Striemo é que ele já traz o sistema de auto balanceamento que consiste em duas partes: o eixo traseiro e um ponto de pivô central. O eixo possui duas rodas para limitar mecanicamente as quedas. O pivô central é automatizado e se ajusta constantemente para manter Striemo em pé "em todas as velocidades e em todas as condições", de acordo com empresa, .

A Striemo afirma que o seu novo patinete elétrico foi projetado para lidar com terrenos acidentados e subidas íngremes, duas situações em que os patinetes elétricos convencionais são limitados. O curioso é que o Striemo será classificado como uma motocicleta quando for lançado no Japão. Isto significa que será preciso uma habilitação de moto e usar capacete para pilotá-la em vias públicas. 

A pré-venda dos patinetes elétricos Striemo começou no último dia 13 de junho e a empresa está limitando a primeira leva a apenas 300 unidades. Cada uma delas está sando por 260.000 ienes, ou cerca de R$ 9.891. Os patinetes deverão chegar às ruas japonesas no final de 2022 com a estreia em países como França, Alemanha e EUA aguardada para 2023.

CONFIRA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com