O Grupo Omoda/Jaecoo, divisão de luxo da Chery, deve iniciar as operações no Brasil em agosto primeiramente com a Omoda. A Jaecoo, que opera num segmento mais premium, deve trazer o SUV híbrido plug-in J7 em algum momento do último trimestre de 2024. Enquanto isso não acontece, o modelo já estreou na Itália, onde já está causando impacto.
Nossos colegas do Motor1.com Italia, confirmaram que a estreia do SUV ocorrerá em breve, com o Jaecoo J7 custando algo em torno de 40.000 euros. Na conversão direta da moeda, esse valor seria equivalente a cerca de R$ 242 mil. Mas não foi o valor competitivo (para SUV grande e híbrido plug-in) que mais chamou a atenção dos italianos.
Esse mérito foi para o consumo declarado e autonomia do Jaecoo J7 homologados por lá. Na Itália, o SUV híbrido plug-in usará um nome proprietário para o sistema eletrificado: Super Hybrid. De acordo com a Jaecoo, o J7 terá capacidade para consumir um litro de gasolina a cada 21,3 km rodados. Combinando a capacidade do sistema elétrico e o tanque de combustível, a autonomia total seria de 1.300 km.
Na Itália, o Jaecoo J7 combina um motor 1.5 turbo a gasolina com injeção direta de combustível a um sistema elétrico, entregando uma potência combinada de 347 cv. Por lá, há uma transmissão automática específica, com apenas uma marcha para intermediar a força combinada do sistema e entregá-la às rodas.
Até o momento, tudo leva a crer que o Jaecoo J7 mirará no público do GWM Haval H6 PHEV19 e no BYD Song Plus. Isso colocaria sua faixa de preços fique entre R$ 240 mil e R$ 280 mil. Chegará ao país inicialmente com um motor híbrido 1.5 combinado ao sistema híbrido plug-in, proporcionando 245 cv de potência combinada. Existe também a possibilidade de uma variante com motor a combustão pura, embora ainda não esteja confirmada.
Com 4,45 metros de comprimento, o Jaecoo 7 tem porte próximo ao do Jeep Compass, mas o seu alvo é o GWM Haval H6 e o BYD Song Plus. O objetivo da empresa, segundo fontes, é oferecer preços abaixo do Haval H6 PHEV34, comercializado por R$ 279 mil - isto foi dito antes do lançamento da versão PHEV19, com bateria de 19 kWh, que custa R$ 229 mil. Considerando que o Jaecoo 7 possui baterias de 18,32 kWh, espera-se que tenha um preço semelhante ao da versão PHEV34 e do Song Plus, hoje vendido por R$ 239.800.
A Omoda/Jaecoo tem como meta lançar pelo menos 8 carros no Brasil até 2026, com a possibilidade de chegar a 10 lançamentos, incluindo seis de volume e dois de nicho. O Omoda 7, revelado em abril, será um rival do Toyota RAV4 e promete 1.200 km de autonomia na versão híbrida plug-in, com opção elétrica no futuro. Outro possível lançamento é o Omoda 3, um SUV compacto sem data de estreia confirmada.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Electric Days: BorgWarner planeja produzir carregadores rápidos no Brasil
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Dados nos EUA provam: preço é o que impede adoção em massa de elétricos