O EQC foi uma das primeiras tentativas da Mercedes-Benz de vender um veículo elétrico global. Chegou ao Brasil em agosto de 2020 e nunca vendeu muito bem. Há um tempo que o carro não registra nenhum emplacamento no emrcado brasileiro. Agora, ficamos sabendo que o modelo foi descontinuado em todo o mundo há um ano.

Em um e-mail enviado ao Motor1, Jan Weber, International EQ-Product Communications da Mercedes-Benz, confirmou que o EQC foi realmente descontinuado no segundo trimestre de 2023. É isso mesmo - a última unidade do SUV elétrico foi montada há mais de um ano. Em julho de 2022, o Business Insider informou sobre o fim programado do EQC em maio de 2023, mas a marca de luxo alemã nunca fez um anúncio oficial. Agora temos a confirmação, embora mais de um ano após o fato.

<p>Mercedes-Benz EQC Sedan 2025 em testes</p>

Embora o EQC não exista mais, espera-se que o nome retorne para um EV totalmente diferente. Será um rival para o Tesla Model 3 com lições aprendidas com o conceito ultra-elegante Vision EQXX. Ele deverá ter o tamanho aproximado de um CLA ou Classe C e será baseado na plataforma Modular Mercedes Architecture (MMA). Assim como o antigo EQC compartilhava sua base com carros a combustão, o MMA também não será uma plataforma elétrica dedicada.

No entanto, Christoph Starzynski, vice-presidente de desenvolvimento de motores elétricos da Mercedes-Benz, nos disse em 2022 que as versões com motores a combustão que terão que se adaptar à plataforma desta vez. Em outras palavras, a arquitetura é destinada principalmente para criar veículos elétricos e haverá algumas concessões para carros a gasolina.

Diferentemente dos carros EQ atuais, espera-se que o EQC (nome não confirmado) elimine a tão criticada forma bulbosa. Para ter uma ideia de seu novo design, basta olhar para o Concept CLA-Class. Esperamos que parte do know-how aerodinâmico do Vision EQXX seja transferido para esse carro de produção.

<p>Mercedes Concept CLA</p>

Mercedes Concept CLA

<p>Mercedes Concept CLA</p>

Mercedes Concept CLA

Na versão conceitual, o CLA foi apresentado como tendo 450 km de alcance no ciclo WLTP. Espera-se que as versões mais baratas apresentem química de fosfato de íons de lítio para a bateria. As mais caras empregarão ânodos de óxido de silício para obter uma densidade de energia mais alta e liberar mais quilômetros de alcance. Embora a Mercedes-Benz nunca tenha revelado o tamanho da bateria, o conceito provavelmente tinha uma capacidade utilizável de cerca de 89,6 kWh. Essa é a matemática que resultou do alcance citado e de um consumo de energia de 11,9 kWh/100 km.

O EQC também enfrentará o futuro Série 3 elétrico, confirmado para 2026. O modelo da BMW será montado em uma plataforma dedicada a carros elétricos, já que a Neue Klasse não será usada por veículos a gasolina. Um futuro Audi A4 EV, previsto para o final desta década, também terá uma plataforma de carro elétrico sob medida.

O sedã da Mercedes será um dos quatro modelos iniciais da plataforma MMA, juntamente com dois SUVs e uma perua. Os recém-chegados provavelmente substituirão a geração atual do GLA, GLB e CLA Shooting Brake. Para não esquecermos, um "mini G" totalmente elétrico também está planejado para ficar abaixo do icônico Classe G, que também ganhou uma versão elétrica.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com