O EQC foi uma das primeiras tentativas da Mercedes-Benz de vender um veículo elétrico global. Chegou ao Brasil em agosto de 2020 e nunca vendeu muito bem. Há um tempo que o carro não registra nenhum emplacamento no emrcado brasileiro. Agora, ficamos sabendo que o modelo foi descontinuado em todo o mundo há um ano.
Em um e-mail enviado ao Motor1, Jan Weber, International EQ-Product Communications da Mercedes-Benz, confirmou que o EQC foi realmente descontinuado no segundo trimestre de 2023. É isso mesmo - a última unidade do SUV elétrico foi montada há mais de um ano. Em julho de 2022, o Business Insider informou sobre o fim programado do EQC em maio de 2023, mas a marca de luxo alemã nunca fez um anúncio oficial. Agora temos a confirmação, embora mais de um ano após o fato.
Embora o EQC não exista mais, espera-se que o nome retorne para um EV totalmente diferente. Será um rival para o Tesla Model 3 com lições aprendidas com o conceito ultra-elegante Vision EQXX. Ele deverá ter o tamanho aproximado de um CLA ou Classe C e será baseado na plataforma Modular Mercedes Architecture (MMA). Assim como o antigo EQC compartilhava sua base com carros a combustão, o MMA também não será uma plataforma elétrica dedicada.
No entanto, Christoph Starzynski, vice-presidente de desenvolvimento de motores elétricos da Mercedes-Benz, nos disse em 2022 que as versões com motores a combustão que terão que se adaptar à plataforma desta vez. Em outras palavras, a arquitetura é destinada principalmente para criar veículos elétricos e haverá algumas concessões para carros a gasolina.
Diferentemente dos carros EQ atuais, espera-se que o EQC (nome não confirmado) elimine a tão criticada forma bulbosa. Para ter uma ideia de seu novo design, basta olhar para o Concept CLA-Class. Esperamos que parte do know-how aerodinâmico do Vision EQXX seja transferido para esse carro de produção.
Mercedes Concept CLA
Mercedes Concept CLA
Na versão conceitual, o CLA foi apresentado como tendo 450 km de alcance no ciclo WLTP. Espera-se que as versões mais baratas apresentem química de fosfato de íons de lítio para a bateria. As mais caras empregarão ânodos de óxido de silício para obter uma densidade de energia mais alta e liberar mais quilômetros de alcance. Embora a Mercedes-Benz nunca tenha revelado o tamanho da bateria, o conceito provavelmente tinha uma capacidade utilizável de cerca de 89,6 kWh. Essa é a matemática que resultou do alcance citado e de um consumo de energia de 11,9 kWh/100 km.
O EQC também enfrentará o futuro Série 3 elétrico, confirmado para 2026. O modelo da BMW será montado em uma plataforma dedicada a carros elétricos, já que a Neue Klasse não será usada por veículos a gasolina. Um futuro Audi A4 EV, previsto para o final desta década, também terá uma plataforma de carro elétrico sob medida.
O sedã da Mercedes será um dos quatro modelos iniciais da plataforma MMA, juntamente com dois SUVs e uma perua. Os recém-chegados provavelmente substituirão a geração atual do GLA, GLB e CLA Shooting Brake. Para não esquecermos, um "mini G" totalmente elétrico também está planejado para ficar abaixo do icônico Classe G, que também ganhou uma versão elétrica.
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