O mercado global de cupês e conversíveis acaba de sofrer importante baixa com a saída completa da Audi da categoria. A marca já vinha perdendo espaço no segmento desde 2019, com o fim de linha do A3 Cabriolet, e ficou ainda mais desinteressada pelo nicho no ano passado, com a despedida dos modelos TT Roadster e TT Coupé. Agora, a saída definitiva da categoria é confirmada com a morte do A5 Coupé e do A5 Cabriolet.

Na semana passada, a Audi anunciou o lançamento da linha 2025 de seu portfólio nos Estados Unidos e deixou fora da gama justamente os modelos A5 Coupé e A5 Cabriolet. Diante da ausência, nosso colegas do Motor1.com Alemanha entraram em contato com a empresa e a reposta não poderia ser outra: ambos foram oficialmente descontinuados. A produção já foi encerrada em definitivo e nem mesmo as versões esportivas S e RS escaparam do fim.

Audi TT RS Coupé iconic edition

Na prática, a Audi deixa oficialmente de produzir cupês e conversíveis. A nova geração da família A5 acaba de ser lançada, agora com sedã e perua substituindo a antiga linha A4, mas variantes cupê e descapotável não estão nos planos. A principal razão para saída da Audi da categoria é comercial. Veículos de nicho vendem pouco e, por vezes, não justificam o investimento empenhado no desenvolvimento.

2020 Audi A5 Cabriolet

Audi A5 Cabriolet

Muitos poderiam argumentar que uma montadora do porte da Audi deveria ter pelo menos um cupê e/ou conversível disponível no portfólio, mas as prioridades atualmente são outras. Diante dos desafios impostos pela transição energética, a empresa tem gastado enormes quantias com o desenvolvimento de veículos elétricos. Nesse cenário, apostar em SUVs e modelos de apelo comercial comprovado é financeiramente mais prudente que arriscar dinheiro no lançamento de cupês/conversíveis.

2020 Audi A5 Coupe

Audi A5 Coupé

Na concorrência, a BMW é a que mais oferta modelos do tipo. A gama inclui os conhecidos Z4, Série 2 Coupé, Série 4 Coupé, Série 4 Conversível, Série 8 Coupé e Série 8 Conversível. Apesar de ampla, segundo rumores, a linha será reduzida à metade nos próximos anos. Na Mercedes-Benz, após o fim de linha de SLC, Classe S Cabriolet e AMG GT Roadster, restaram CLE Coupé e Cabriolet, AMG GT Coupé e o SL.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com