A Jeep anunciou que agora no mês de julho, o Jeep Renegade atingiu o marco de 500 mil unidades vendidas no Brasil. O modelo foi o primeiro nacional da marca e também inaugurou a fábrica da Stellantis em Goiana (PE). Lançando em 2015, o SUV levou cerca de 9 anos para atingir o número.
Desde sua apresentação mais modelos compartilhando da mesma plataforma Small Wide 4x4 passaram a ser feitos por lá: os Jeep Compass e Commander, A Fiat Toro e, mais recentemente, a Ram Rampage. O Renegade, mais em conta da Jeep, permanece em 2024 como o modelo mais vendido da marca. No primeiro semestre, o Renegade acumulou 23.492 unidades emplacadas. No entanto, é apenas o sexto SUV compacto mais vendido do país no período, sendo superado por VW T-Cross, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, VW Nivus e Nissan Kicks.
“Aventura, liberdade, autenticidade e paixão são os pilares da Jeep e o que representa a essência do Renegade. Desde o início da sua comercialização, o modelo conquistou o mercado com todos os seus atributos, garantiu uma performance comercial excelente e chegar agora à marca de 500 mil unidades vendidas é incrível. Tenho total confiança no sucesso do Renegade nos próximos anos e com certeza alcançaremos ainda mais marcos importantes com o modelo”, diz Hugo Domingues, vice-presidente da marca Jeep para a América do Sul.
Hoje, o Jeep Renegade produzido em Pernambuco é exportado para 14 países da América Latina, incluindo México, Argentina, Peru, Uruguai, Colômbia, Costa Rica, Panamá, Guatemala e Paraguai. O modelo ainda é vendido em mais de 70 mercados, incluindo países da Europa, América Latina e Ásia Pacífico.
Jeep CJ5 Renegade
O nome "Renegade" não veio do nada. De acordo com a Jeep, "ele carrega história e sempre remeteu ao legado da capacidade 4x4 da marca!", com exclamação mesmo. Na realidade, ele aparece ainda em 1970 como uma série especial do conhecido Jeep CJ5 na época em que o modelo ainda era fabricado no Brasil pela Ford.
O primeiro Jeep CJ5 Renegade era praticamente uma versão esportiva do jipe. Ela era equipada com um motor V6 e itens para off-road, como santantônio, rodas mais largas, chassi reforçado, amortecedores mais resistentes e proteções na parte inferior do chassi. Ela volta em 1971 como Renegade II, acrescentando rodas cromadas. Ambos tinham um kit de adesivos exclusivos. Em 1972, Renegade passa a ser uma versão de série, equipada com motor 5.0 V8 da American Motor Corporation (AMC), dona da marca Jeep na época. A opção ficou em linha até 1983.
O nome Renegade voltou a ser usado entre 1990 e 1994, já para o Jeep Wrangler da geração YJ, com a marca já sob o controle da Chrysler. Era mais um pacote de equipamentos, incluindo itens como motor 4.0 de seis cilindros em linha, câmbio manual de 5 marchas, rodas mais largas, pneus off-road e outros enfeites e itens de conforto.
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