As vendas de picapes registraram leve evolução no fechamento do 1º semestre. De acordo com os números oficiais da Fenabrave, em junho foram emplacadas 34.065 unidades – somadas as representantes das quatro categorias -, 3,6% a mais do que há um ano (32.870). Em relação a maio (35.809), no entanto, houve uma retração de quase 5%. A evolução discreta nos últimos doze meses tem relação direta com as picapes pequenas.
Únicas representantes, Fiat Strada (7.551) e VW Saveiro (3.182) tiveram seus piores resultados em 2024, com retrações de pelo menos 16% no período. Já entre os modelos intermediários, liderado pela Fiat Toro (4.780), apenas a Chevrolet Montana (2.349) vendeu menos do que em 2023. Embora última colocada, a Ford Maverick (323) registrou seu melhor desempenho desde o lançamento.
Picapes Pequenas | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | JUN/24 | MAI/24 | JUN/23 | % JUN 24 | % MAI 24 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | FIAT STRADA | 56600 | 7551 | 10972 | 9007 | 70,35% | 75,52% | -31,18% | -16,17% |
2º | VW SAVEIRO | 24477 | 3182 | 3557 | 4638 | 29,65% | 24,48% | -10,54% | -31,39% |
81077 | 10733 | 14529 | 13645 | 100,00% | 100,00% | -26,13% | -21,34% |
Picapes Intermediárias | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | JUN/24 | MAI/24 | JUN/23 | % JUN 24 | % MAI 24 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | FIAT TORO | 23206 | 4780 | 4312 | 4411 | 46,49% | 44,18% | 10,85% | 8,37% |
2º | CHEVROLET MONTANA | 13004 | 2349 | 2306 | 2957 | 22,85% | 23,63% | 1,86% | -20,56% |
3º | RAM RAMPAGE | 11375 | 1968 | 1733 | 13 | 19,14% | 17,76% | 13,56% | 15038,46% |
4º | RENAULT OROCH | 6228 | 861 | 1106 | 730 | 8,37% | 11,33% | -22,15% | 17,95% |
5º | FORD MAVERICK | 1437 | 323 | 303 | 169 | 3,14% | 3,10% | 6,60% | 91,12% |
55250 | 10281 | 9760 | 8280 | 100,00% | 100,00% | 5,34% | 24,17% |
Entre as picapes médias, o grande destaque foi a Ranger: com 3.026 emplacamentos, mais do que o dobro de 2023, a representante da Ford conquistou seu novo recorde de vendas e reduziu um pouco a sua desvantagem em relação à líder Toyota Hilux (3.895). O desempenho também fez com que ultrapassasse a Chevrolet S10 (2.197) no acumulado de 2024.
Numa disputa acirradíssima pela 4ª posição, Nissan Frontier e Mitsubishi L200 ficaram separadas por apenas seis unidades (788 x 782), ambas com retração nos últimos doze meses. Ainda sob impacto da greve do Ibama, que tem prejudicado a distribuição para concessionárias, a Fiat Titano emplacou apenas 677 unidades. Será interessante acompanhar nos próximos meses o real potencial da 1ª picape deste porte da marca italiana.
Picapes Médias | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | JUN/24 | MAI/24 | JUN/23 | % JUN 24 | % MAI 24 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | TOYOTA HILUX | 22289 | 3895 | 3393 | 3732 | 32,27% | 31,29% | 14,80% | 4,37% |
2º | FORD RANGER | 12767 | 3026 | 2306 | 1425 | 25,07% | 21,27% | 31,22% | 112,35% |
3º | CHEVROLET S10 | 12360 | 2197 | 2311 | 2436 | 18,20% | 21,31% | -4,93% | -9,81% |
4º | NISSAN FRONTIER | 5325 | 788 | 1054 | 955 | 6,53% | 9,72% | -25,24% | -17,49% |
5º | MITSUBISHI L200 | 5505 | 782 | 938 | 964 | 6,48% | 8,65% | -16,63% | -18,88% |
6º | VW AMAROK | 2398 | 702 | 582 | 630 | 5,82% | 5,37% | 20,62% | 11,43% |
7º | FIAT TITANO | 1030 | 677 | 260 | 0 | 5,61% | 2,40% | 160,38% | - |
8º | JAC IEV-330P | 4 | 2 | 0 | 4 | 0,02% | 0,00% | - | -50,00% |
61678 | 12069 | 10844 | 10146 | 100,00% | 100,00% | 11,30% | 18,95% |
Na faixa de cima, a RAM emplacou as quatro primeiras colocadas, com a 1500 (265) à frente – apenas a 3500 (169) teve queda nas vendas frente a 2023. Chevrolet Silverado (68) e Ford F150 (41), ambas com números em queda nas últimas semanas, vieram na sequência. Após um 1º trimestre com vendas expressivas fruto da redução de preço, a Jeep Gladiator (2) despencou
Picapes Grandes | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | JUN/24 | MAI/24 | JUN/23 | % JUN 24 | % MAI 24 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | RAM 1500 | 824 | 265 | 139 | 248 | 26,99% | 20,56% | 90,65% | 6,85% |
2º | RAM CLASSIC | 937 | 246 | 144 | 153 | 25,05% | 21,30% | 70,83% | 60,78% |
3º | RAM 2500 | 737 | 189 | 122 | 33 | 19,25% | 18,05% | 54,92% | 472,73% |
4º | RAM 3500 | 858 | 169 | 137 | 174 | 17,21% | 20,27% | 23,36% | -2,87% |
5º | CHEVROLET SILVERADO | 851 | 68 | 71 | 2 | 6,92% | 10,50% | -4,23% | 3300,00% |
6º | FORD F150 | 258 | 41 | 61 | 173 | 4,18% | 9,02% | -32,79% | -76,30% |
7º | GMC SIERRA | 6 | 2 | 1 | 2 | 0,20% | 0,15% | 100,00% | 0,00% |
8º | JEEP GLADIATOR | 329 | 2 | 1 | 14 | 0,20% | 0,15% | 100,00% | -85,71% |
4800 | 982 | 676 | 799 | 100,00% | 100,00% | 45,27% | 22,90% |
Fonte: Fenabrave