Fábrica de Betim completa 48 anos e se prepara para produzir híbridos
Complexo inaugurado em 1976 já produziu mais de 17,5 milhões de veículos e receberá investimentos de R$ 14 bilhões até 2030
Considerada uma das maiores fábricas do grupo Stellantis em todo o mundo, a planta de Betim (MG) acaba de completar 48 anos de existência. A unidade foi inaugurada no dia 9 de julho de 1976 para produção do emblemático Fiat 147 e já produziu desde então mais de 17,5 milhões de veículos. Além do Brasil, a fábrica abastece outros 37 países mundo afora e já exportou mais de 4 milhões de unidades.
Ao todo, o Betim reúne mais de 120 fornecedores e ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados, sendo mais de 900 mil metros quadrados de área construída. A fábrica emprega 16 mil pessoas, o que representa metade da força de trabalho da empresa em toda a América do Sul. Além de veículos, o complexo também produz os motores Fire, Firefly e GSE Turbo, sendo o maior centro de produção de powertrain da América Latina.
Fábrica da Fiat em Betim - Produção do Uno
Além disso, Betim se destaca por possuir todas as tecnologias e recursos necessários para desenvolvimento de novos veículos em todas as fases: desde os primeiros sketches do desenho, a partir do Design Center Latam, até a realização de todos os testes de segurança para homologação, no Safety Center Latam. São 40 laboratórios e 2 mil engenheiros, designers e técnicos em toda a área estratégica para desenvolvimento de novos modelos.
Safety Center Stellantis - Betim (MG)
Ao longo da história, o complexo produziu os mais importantes modelos da história da Fiat no Brasil, incluindo o Uno (que definitivamente colocou a marca entre as quatro grandes do país), Palio (primeiro carro com motor 1.0 e opção por airbags e freios ABS), Tempra (primeiro com ar condicionado automático), Marea (que inovou com airbags laterais) e Stilo (precursor na oferta de direção elétrica).
Fábrica FCA - Betim (MG)
Atualmente, são produzidos no complexo os modelos Strada, Argo, Mobi, Pulse, Fastback e Fiorino, além do rebadge Peugeot Partner Rapid. Nos próximos anos, Betim receberá os maiores investimentos de sua história (R$ 14 bilhões) e passará a abrigar a produção de outras importantes novidades. É o caso de uma nova linha de motores equipados com tecnologia Bio-Hybrid. Os primeiros modelos equipados com o sistema serão lançados ainda neste ano.
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