Criada especialmente para a China com o objetivo de conter o avanço de montadoras locais, como BYD e GWM, a nova submarca ID.UX, da Volkswagen, acaba de apresentar seu primeiro modelo: o ID.Unyx. Concebido na forma de um SUV-cupê totalmente elétrico, o modelo deriva diretamente do Cupra Tavascan e chama atenção pelo design dinâmico e de apelo jovial. Os jovens, não por acaso, são justamente o principal alvo do crossover.
Na comparação com o Tavascan, o ID.Unyx se diferencia por elementos como para-choques redesenhados, faróis com elementos internos próprios, nova assinatura luminosa, rodas exclusivas e, naturalmente, novos logotipos. Ao todo, o modelo mede 4.663 mm de comprimento, 1.860 mm de largura e 1.610 mm de altura. Para efeito de comparação, o Tavascan possui 4.644/1.861/1.597 mm, respectivamente. A distância entre-eixos não muda: 2.766 mm.
A cabine ainda não foi revelada, mas certamente seguirá a mesma pegada do irmão. A Volkswagen, desde já, adianta que, além do visual exterior “orientado para o estilo de vida”, o ID.Unyx terá interior “centrado no condutor”.
Mecanicamente, o ID.Unyx básico terá motor elétrico de 231 cv no eixo traseiro. Já as versões mais caras terão tração integral com motor duplo e potência total de 340 cv. Segundo dados preliminares, a bateria tem capacidade de 82,4 kWh. Toda produção será tocada na fábrica chinesa de Anhui, construída em conjunto com a JAC.
Sobre a submarca ID.UX, a Volkswagen diz que apresenta “conceito operacional e de exibição totalmente novo” e que contará com pelo menos 5 modelos. Apostará forte em aspectos como tecnologia e design (para além da sobriedade da linha ID tradicional), de modo a brigar dentro da própria China com marcas locais cada vez mais competitivas.
Com isso, os alemães pretendem ampliar os operações localizadas no país dentro da estratégia 'In China, For China'. Em 2023, pela primeira vez, a Volkswagen perdeu a liderança do mercado chinês para a BYD.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta