Volkswagen ID.Unyx estreia como SUV-cupê elétrico feito para ser anti-BYD
Novo crossover é o primeiro da nova submarca ID.UX criada especialmente para a China
Criada especialmente para a China com o objetivo de conter o avanço de montadoras locais, como BYD e GWM, a nova submarca ID.UX, da Volkswagen, acaba de apresentar seu primeiro modelo: o ID.Unyx. Concebido na forma de um SUV-cupê totalmente elétrico, o modelo deriva diretamente do Cupra Tavascan e chama atenção pelo design dinâmico e de apelo jovial. Os jovens, não por acaso, são justamente o principal alvo do crossover.
Na comparação com o Tavascan, o ID.Unyx se diferencia por elementos como para-choques redesenhados, faróis com elementos internos próprios, nova assinatura luminosa, rodas exclusivas e, naturalmente, novos logotipos. Ao todo, o modelo mede 4.663 mm de comprimento, 1.860 mm de largura e 1.610 mm de altura. Para efeito de comparação, o Tavascan possui 4.644/1.861/1.597 mm, respectivamente. A distância entre-eixos não muda: 2.766 mm.
Volkswagen ID.Unyx
A cabine ainda não foi revelada, mas certamente seguirá a mesma pegada do irmão. A Volkswagen, desde já, adianta que, além do visual exterior “orientado para o estilo de vida”, o ID.Unyx terá interior “centrado no condutor”.
Mecanicamente, o ID.Unyx básico terá motor elétrico de 231 cv no eixo traseiro. Já as versões mais caras terão tração integral com motor duplo e potência total de 340 cv. Segundo dados preliminares, a bateria tem capacidade de 82,4 kWh. Toda produção será tocada na fábrica chinesa de Anhui, construída em conjunto com a JAC.
Sobre a submarca ID.UX, a Volkswagen diz que apresenta “conceito operacional e de exibição totalmente novo” e que contará com pelo menos 5 modelos. Apostará forte em aspectos como tecnologia e design (para além da sobriedade da linha ID tradicional), de modo a brigar dentro da própria China com marcas locais cada vez mais competitivas.
Com isso, os alemães pretendem ampliar os operações localizadas no país dentro da estratégia 'In China, For China'. Em 2023, pela primeira vez, a Volkswagen perdeu a liderança do mercado chinês para a BYD.
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