Aguardada desde fevereiro, quando o Motor1.com Brasil adiantou com exclusividade sua chegada, a BMW R 12 teve a produção iniciada em Manaus (AM). A montadora anunciou que o modelo para o público de motos com visual clássico já está saindo da linha de produção brasileira, a única do mundo fora da Alemanha.

No final de maio, a montadora finalmente confirmou que a R 12 seria construída e vendida em nosso mercado. Foi quando a BMW também confirmou parcialmente uma data: a novidade teria a venda iniciada por aqui em algum momento do segundo semestre. No entanto, Carina Höfler, gerente de produto para a linha R 12, já havia confirmado ao Motor1.com Brasil que o lançamento pode aqui deve ocorrer até setembro.

BMW R12 virá ao Brasil

BMW R12 virá ao Brasil

Considerando que a moto já está saindo da linha de montagem da marca em Manaus e que haverá um tempo de logística até que as primeiras unidades comecem a chegar às lojas da BMW, o prazo dado pela executiva alemã parece mais preciso que o anunciado pela BMW do Brasil, que não se comprometeu nem com um mês exato.

BMW R 12 no Brasil: o que sabemos?

Imagens anteriores divulgadas pela BMW do Brasil mostravam sempre a R 12 na versão Roadster, mais clássica, mas a moto ainda tem opções estradeira e scrambler na Europa. No entanto, eram fotos da matriz alemã. Agora, a imagem divulgada para o início da produção em Manaus revelaram a mesma R 12 Roadster, incluindo os desenhos no tanque e as rodas raiadas. 

Porém, também aparece uma R 12 toda preta, levando a entender que a clássica da BMW poderá ser oferecida em ao menos duas opções de configuração, com a preta, mais simples, servido de versão de entrada. As rodas raiadas, de 19" na frente e 16", parecem ser de fábrica nas duas, mas a nacional parece ter perdido os aros dourados do modelo europeu.

Na BMW R 12 Roadster, o visual é mais clássico. Com a evolução do motor boxer na linha GS, a BMW viu um espaço para quem queria uma experiência mais pura de seu clássico propulsor. A R 12 é vendida com um motor de cilindros contrapostos como manda o figurino, mas ainda é arrefecido a ar com auxílio de radiador de óleo. Na moto, é o grande ponto focal e cercado por um chassi tubular. Dependendo da configuração, as rodas podem ser raiadas ou de liga leve.

BMW confirma a R 12 para o Brasil

O motor em si tem 1.170 cm3 divididos entre os dois cilindros. A potência declarada é de 95 cv a 6.500 rpm, enquanto o torque máximo de 11,2 kgfm é atingido a 6.000 rpm. O câmbio é mecânico de seis velocidades e a transmissão final é feita por eixo cardã, como já é tradicional nos motores boxer da BMW.

Nas medidas, a R 12 tem 2.200 mm de comprimento, 1.110 mm de altura e 1.520 mm de entre-eixos. Seu peso em ordem de marcha declarado é de 227 kg já contando o tanque de combustível de 14 litros. O assento é bem baixo, ficando a 754 mm do solo. Na dianteira, usa garfo invertido com bengalas de 45 mm de diâmetro e 90 mm de curso. A traseira conta com balança de braço único e amortecedor com 90 mm de curso. As rodas têm 19" na dianteira e 16" na traseira. Os freios, sempre a disco e com ABS, possuem duplo disco na dianteira e único na roda de trás.

Na Europa, a BMW R 12 traz de série um painel de instrumentos analógico com velocímetro e conta-giros separados, mas pode-se optar por um conjunto digital com tela de 3,5". Entre os principais equipamentos de fábrica na Europa, vale citar dois motos de condução, chave presencial, controle de tração e controle de atuação de freio motor.

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